Cultura

Scalene lança novo álbum


Divulgação
Banda Scalene lança novo EP
Crédito: Divulgação

A banda de rock Scalene resolveu, há dois anos, deixar um pouco de lado a bateria feroz e a guitarra pesada e abrir espaço para as melodias mais calmas da MPB. Foi com essa nova vibe que eles lançaram em 2019 o disco "Respiro" e apresentam agora seu mais novo trabalho: o EP "Fôlego", que vem a calhar no atual momento de pandemia.

Foi justamente essa uma das maiores inspirações para que quatro das cinco músicas que compõem o álbum fossem produzidas. Segundo o vocalista Tomás Bertoni, o disco é uma espécie de continuação do anterior. "Esse disco não existiria sem a pandemia. Querendo ou não, a percepção do momento nos deixou à flor da pele para compor sobre o que sentimos", diz.

Mas não é apenas a pandemia que inspirou esse novo trabalho. Eles contam que os movimentos contra o racismo, que tomaram os noticiários e as ruas em vários países também foram a base para a música "Espelho". "Baseados principalmente no que rolou com o George Floyd [homem negro morto por um policial branco nos Estados Unidos, em maio] fizemos essa música", conta Gustavo.

Todo o álbum foi gravado remotamente com ajuda de grupos de WhatsApp e supervisão de um produtor. Cada músico gravou de casa a sua parte instrumental. Acabou que eles ficaram empolgados e tiveram até de pegar emprestado instrumentos. "Ficou melhor e maior do que imaginávamos. Queremos que, daqui alguns anos, quem escutar o disco nem perceba que foi feito de casa", brinca Tomás.
Todo o trabalho ficou pronto em três semanas. Agora, a expectativa deles é para quando poderão voltar a fazer um lançamento oficial e shows.

Apesar da banda afirmar que o estilo mais calmo foi aprovado pela maioria dos fãs, a guitarra pesada e o estilo rock voltarão já no próximo trabalho. Segundo Tomás, a ideia é compor o próximo disco já até o final do ano. "Fazer um trabalho como esse, explorando outros ritmos, é sair da zona de conforto. Foi bom para a nossa segurança como artistas. Mas em breve a roqueiragem vai retornar."


Notícias relevantes: