Cultura

Mostra reúne filmes dirigidos por negras

A mostra conta com sete produções que abordam temas recorrentes como racismo estrutural, desigualdade social, falta de representatividade e estigmatização das famílias negras.


Divulgação
Mostra Diretoras Mulheres vai até 26 de setembro
Crédito: Divulgação

Uma mostra audiovisual apenas com títulos dirigidos por mulheres negras. Esta é a proposta da Mostra Diretoras Mulheres, organizada pelo Itaú Cultural. O evento on-live teve início no último sábado (12) e se estenderá até o dia 26 de setembro.

A mostra conta com sete produções que abordam temas recorrentes como racismo estrutural, desigualdade social, falta de representatividade e estigmatização das famílias negras.

Além disso, antes de cada filme, o público pode conferir depoimentos das cineastas sobre o processo de criação de cada um dos trabalhos.

Um dos destaques vai para "Travessia" (2018), que foi dirigido por Safira Moreira. Através de uma linguagem poética, ela aborda a estigmatização em relação à apresentação dos negros nas telas. O curta foi exibido também na 17ª Mostra do Filme Livre, no ano em que foi lançado e, em 2019 foi exibido na abertura do Festival Internacional de Cinema de Rotterdam, na Holanda.

Outra produção que pode ser conferida na mostra é o documentário “Caixa D’água: Qui-lombo é esse?” (2012), da premiada cineasta Everlane Moraes, que aborda a importância histórica e cultural de um bairro remanescente de Quilombos. Para isso, ela coleta depoimentos de antigos moradores e projeta diversas fotos de acervo em corpos negros e nas paredes da comunidade.

ASSISTA
A programação completa pode ser conferida neste site. Os links dos filmes já estão disponíveis, no entanto, vale ressaltar que após o dia 26, serão desativados.


Notícias relevantes: