Cultura

'O Menino Maluquinho' faz 40 anos


Divulgação
Menino Maluquinho
Crédito: Divulgação

O menino levado e alegre, chamado de maluquinho, já tirou muitos sorrisos e fez muitas crianças ficarem empolgadas com suas aventuras. Após quatro décadas, novas gerações chegaram e o menino ainda encanta, crianças e adultos.

O personagem central do livro O Menino Maluquinho se mantém presente na memória dos leitores, que se divertem ao ver as estripulias desse garoto, que foi criado por Ziraldo em 1980. Neste sábado (24), o personagem incríveis 40 anos desde de seu lançamento. Mesmo dia, aliás, que seu autor comemora seus 88 anos de vida.

Sempre pensando em alguma travessura, o menino que tem vento nos pés e macaquinhos no sótão não perdeu a ternura de representação da infância, com brincadeiras, alegria e leitura. Uma realização para Ziraldo, que sempre enfatiza a importância de os pais encherem suas casas de livros. Extrapolou as páginas, virou série animada, gibi, peça de teatro e dois filmes. Não só isso, desde seu lançamento, teve 129 edições, que conquistaram mais de 10 países, vendendo cerca de 4 milhões de exemplares.

Trecho de abertura do livro 'O Menino Maluquinho':

Era uma vez

um menino maluquinho

Ele tinha o olho maior que a barriga

tinha fogo no rabo

tinha vento

nos pés

umas pernas enormes

(que davam para abraçar o mundo)

e macaquinhos no sótão

(embora nem soubesse

o que significava

macaquinhos no sótão).


Notícias relevantes: