Cultura

Gabinete leva prêmio do PROAC


Adriana Zutini
Prêmio trará recursos para preservação de documentos históricos
Crédito: Adriana Zutini

O Gabinete de Leitura Ruy Barbosa conquistou mais uma premiação pelo edital do PROAC Municípios, realizado em 2019, criado para apoiar iniciativas culturais.

Mesmo durante a pandemia, que paralisou grande parte das ações culturais de todo o país, a equipe do Gabinete conseguiu os recursos para executar atividades de preservação de um dos maiores patrimônios da entidade: seus documentos históricos.

Vânia Feitosa, coordenadora do projeto, explica que o prêmio, uma iniciativa da Prefeitura de Jundiaí junto à Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, por meio do 'Proac Municípios', premiou diversas iniciativas culturais da cidade e o Gabinete foi selecionado na categoria "Patrimônio Material".

Vânia conta que, ao longo dos próximos meses, Marcelo Chaves, doutor em História e especialista em Arquivos, será responsável por organizar parte da documentação, otimizando o cotidiano da entidade. ''Os arquivos são a expressão mais fidedigna da instituição e recuperar esses documentos é resgatar a própria história do Gabinete'', informa Marcelo. '

Adriana Zutini, presidente do Gabinete, destaca a importância de se manter vivo o patrimônio da entidade. ''Esses documentos, se bem conservados, poderão ser uma verdadeira fonte de estudo e inspiração para as próximas gerações''.

ACOMPANHE

As etapas do projeto serão
divulgadas no site e nas redes
sociais do Gabinete. Acesse os links para conferir:

www.gabineteruybarbosa.com.br/
eventos/

www.facebook.com/gabineteruy

www.instagram.com/
gabinete_ruybarbosa

 


Notícias relevantes: