Cultura

Mostra enfatiza mulheres no futebol

CINEFOOT Empoderamento feminino é tema de mostra de cinema


Divulgação
"Sunakali" é um filme do Nepal que poderá ser conferido na mostra
Crédito: Divulgação

Com o intuito de promover o empoderamento feminino, a edição especial do Cinefoot deste ano traz filmes que retratam a presença das mulheres no esporte. No total, serão exibidos 16 longas e curtas-metragens do Brasil, Nepal, Itália e Suécia, além de realizar uma masterclass, um seminário, um podcast e uma série de debates até o dia 8 de novembro.

O "Cinefoot Mulheres" nasce em um momento de intensa mobilização de atletas, treinadoras, gestoras, instituições, lideranças e profissionais de diversas áreas por valorização, visibilidade, equidade, investimentos e estrutura sólida para o desenvolvimento sustentável do futebol praticado por mulheres no Brasil.

A mostra conta com a participação da ONU Mulheres, que desde 2015, atua em parceria com o Comitê Olímpico Internacional para promover a visibilidade de mulheres e meninas pelo esporte no Brasil, com o One Victory. É o que conta a representante da ONU Mulheres Brasil, Anastasia Divinskaya. "Nos últimos anos, o esporte demonstrou sua enorme capacidade de impulsionar o empoderamento de mulheres e meninas. Mobilizou as diferentes comunidades e dialogou com os jovens. Ele reuniu barreiras raciais e étnicas e diferenças culturais. Além disso, ensina a mulheres e meninas os valores do trabalho em equipe, autoconfiança e resiliência; tem um efeito multiplicador na sua saúde, educação e desenvolvimento de liderança; contribui para a autoestima, constrói vínculos sociais e desafia normas nocivas ", diz.

ASSISTA

Para conferir os filmes, basta acessar a plataforma de streaming Looke (www.looke.com.br/). As mesas de debate e as lives de abertura e encerramento são transmitidas pelo YouTube do Museu do Futebol. Para ver a programação completa, acesse este site: www.cinefootw.art.br/.


Notícias relevantes: