Cultura

Museu Republicano promove exposição


Divulgação
O Museu Republicano de Itu possui um grande peso histórico local
Crédito: Divulgação

Para quem deseja se aventurar em uma imersão histórica, as exposições virtuais do Museu Republicano "Convenção de Itu" são uma ótima pedida para o final de semana.

A iniciativa é para comemorar a data da Proclamação da República, 15 de novembro de 1889. Devido à pandemia, as visitas ao Museu foram suspensas no final de março. Como a instituição pertence à Universidade de São Paulo (USP), segue o plano de segurança estabelecido pela universidade para a retomada de atividades e só deve ser reaberta ao público em 2021.

"Além de celebrar a data da Proclamação da República, a abertura das exposições para visitas virtuais oferece a todos a oportunidade de ter acesso ao nosso acervo e conhecer um importante período da nossa história", diz Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do Museu Republicano e que coordenou o projeto da visita virtual com as equipes do Museu. O tour pode ser realizado por meio do link: https://vila360.com.br/tour/mrciusp.html.

Para todas as exposições em cartaz, a plataforma oferece recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva, recursos de audiodescrição e também descrição do conteúdo em espanhol e inglês.

Com a novidade, o público poderá conferir na tela de seus dispositivos, entre outras opções, a exposição "Mulheres em destaque nas placas de rua de Itu", que foi aberta em março, um pouco antes da pandemia. Fotos das placas e de suas respectivas homenageadas relembram a vida e história de lavadeiras, policiais, parteiras, religiosas, donas de casa e de tantas outras mulheres que deram nome a mais de uma centena de logradouros distribuídos pelos bairros centrais e periféricos de Itu.

 


Notícias relevantes: