Cultura

Fãs de Bowie curtem onda de lançamentos


Divulgação
Os próximos meses reservam um pacote de registros inéditos dos shows
Crédito: Divulgação

Fãs de David Bowie ainda lamentam a morte do cantor inglês, em janeiro de 2016, mas têm o consolo de acompanhar nos últimos meses (e nos próximos) um enorme pacote de registros inéditos de seus shows. Só em 2020 foram lançados quatro álbuns ao vivo. E os dois últimos são o início de uma série de seis, "Brilliant Live Adventures", com o próximo disco anunciado para o dia 15 de janeiro.

"Brilliant Adventure" é o nome de uma canção que Bowie gravou no álbum "Hours", em 1999. As performances que entram nessa série fazem parte das turnês da segunda metade dos anos 1990, quando o cantor lançou também "1. Outside", de 1995, e "Earthling", de 1997.

Os dois discos ao vivo já lançados são "Ouvrez le Chien: Live Dallas 95" e "No Trendy Réchauffé: Live Birmingham 95". Apesar de registrarem shows da mesma turnê, apenas sete músicas se repetem. Bowie não se rendia a uma configuração igual em todas as noites.

Alguns momentos da passagem de Bowie pelo Brasil em 1997, especificamente no Rio de Janeiro, estão incluídos no terceiro disco da série, "LieAndWell.com". É uma coletânea de músicas dos shows no Rio, em Nova York e em Amsterdã. Parte do álbum já é conhecida. Em 2000, Bowie lançou dez faixas desse material num CD com o mesmo nome, em tiragem limitada, vendido apenas a inscritos no BowieNet, o supersite que mantinha na época.

Ainda não há informações sobre os três álbuns seguintes. Na Inglaterra, o selo Parlophone está lançando os discos em vinil e CD. No Brasil, a Warner está colocando a versão digital nas plataformas.


Notícias relevantes: