Cultura

"Umbrella" busca indicação ao Oscar


Divulgação
Joseph vive em um orfanato e se encanta com um guarda-chuva amarelo
Crédito: Divulgação

O curta-metragem de animação "Umbrella", dos diretores Helena Hilario e Mario Pece, foi disponibilizado na íntegra no YouTube pelo estúdio Stratostorm desde a última quinta (7). A distribuição gratuita faz parte da campanha do filme por uma vaga no Oscar da categoria.

O filme foi qualificado a buscar a vaga e, caso seja selecionado, será o primeiro curta brasileiro animado a chegar à premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA.

Os pré-indicados serão anunciados no dia 9 de fevereiro, dia em que vamos descobrir também se "Babenco", documentário de Bárbara Paz, avançou na corrida de melhor filme internacional.

"Umbrella" conta a história de Joseph, um menino que vive em um orfanato e se encanta com um guarda-chuva amarelo, quando uma mulher e sua filha vão ao local doar brinquedos. A conexão do menino com o objeto é bem pessoal: seu pai usava um guarda-chuva igual quando o deixou.

A premissa é baseada em uma história real vivida pela irmã da diretora Helena Hilario, que mora na cidade de Palmas, no Paraná. Em 2011, ao levar brinquedos para uma instituição, um garotinho foi pedir para ela um guarda-chuva. "Ele falou: 'Eu queira um guarda-chuva porque quando o meu pai me deixou aqui, estava chovendo, então acho que se eu tiver um guarda-chuva, meu pai vai me buscar'", ela contou à imprensa.

Os dois diretores já trabalharam na criação de efeitos visuais para produções norte-americanas, como o clipe "Hallelujah", da banda Panic! at the Disco, a série "El Chapo", da Netflix, e o terror trash "Black Wake" (2018), estrelado por Nana Gouveia.

Confira o curta na
íntegra PELO LINK

https://www.youtube.com/watch?v=Bl1FOKpFY2Q ou acessando o canal Stratostorm no Youtube

 


Notícias relevantes: