Cultura

Estudante lança poemas visuais

YOUTUBE O Eco do Voo da Mariposa mostra a autodescoberta da mulher


Divulgação
Proposta é trazer a experiência de performance artisticamente integrada
Crédito: Divulgação

Já pode ser vista no Youtube uma série de poemas visuais lançada pela estudante de graduação em Voz na Música Popular, na Unicamp, Mariana Maia, que busca inspiração para uma performance digital. "O projeto se chama O Eco do Voo da Mariposa e tem como ideia a busca pelo cerne do significado, onde as partituras se tornam inspiração para uma performance digital de artes integradas. Os poemas visuais e música mostram a iniciação da mulher ao seu próprio ser, o encontrar-se em si mesma, o brotar de si em forma de som finalmente enxergando a si mesma e se contemplando", explica Mariana.

O último vídeo da série acaba de ir ao ar pelo canal do Youtube https://www.youtube.com/ playlist?list = PLsrtdMxXP6_apmffVpXNzL9lUQDSVt6Hs, onde todos os outros podem ser conferidos.

Mariana explica que um dos pilares do projeto consiste em tratar uma apresentação que, apesar de possuir recursos complexos, pode comunicar de maneira clara o público em geral. "Nesta série de vídeos, o espaço tênue entre cada arte é amarrado pelo sentido de cada peça e cada peça encontra-se na tácita teia do todo, da voz muda a verdadeira mudança: de se reconhecer como uma mulher que voa", declara Mariana.

A proposta é trazer a experiência de uma performance artisticamente integrada junto ao contato com artes de caráter experimental, utilizando diversas linguagens artísticas.

A poesia visual consiste numa junção entre o texto do poema com as imagens criada através das palavras, além da música. De modo simplificado podemos dizer que o poema visual é uma poesia que está amparada na imagem.

A estudante Mariana Maia nasceu no Rio de Janeiro, cresceu em São Paulo e atualmente mora em Campinas.


Notícias relevantes: