Cultura

Projeto beneficia roteiristas da região


Divulgação
Carlos Zaik é idealizador do projeto de desenvolvimento do audiovisual
Crédito: Divulgação

Pensando em desenvolver a produção audiovisual no interior de São Paulo, o projeto Lab. Desafio 8x1 de Filmes, idealizado pelo roteirista jundiaiense Carlos Zaik, surge para dar apoio a novos realizadores, roteiristas e filmmakers. Ele tem como objetivo financiar e oferecer suporte para a realização de curtas-metragens da grande região de Jundiaí. "Receberemos os roteiros com sinopse e oito curadores independentes farão a seleção dos melhores. A partir disso, os autores formarão sua própria equipe, dentre os seus conhecidos, e receberão equipamentos, consultoria, além do valor fixo de R$ 4 mil para gastos imediatos envolvendo a produção de seus filmes. Os oito melhores roteiros vão passar por revisão dramatúrgica e também de direção de arte e fotografia", explica Zaik.

O roteirista afirma que qualquer tema pode se inscrever no projeto, desde que seja livre ou com baixa restrição de idade. "Toda a fase de escolha dos roteiros será filmada e disponibilizada na internet, pois uma das exigências do projeto pela Lei Aldir Blanc, é que tenha uma etapa on-line", diz.

As inscrições serão totalmente on-line e será disponibilizado um formulário no site da instituição para cadastramento (www.vidapontocom.org.br). Após o download deste material, o candidato deve enviar todos os anexos preenchidos e assinados, para o e-mail [email protected], junto com a sinopse e o roteiro em questão. Serão quatro chamadas de inscrições e as datas se iniciam na primeira semana de fevereiro. A primeira chamada será até dia 13, a segunda até o dia 20, a terceira chamada até dia 27 e a quarta e última até o dia 6 de março.

A ideia faz parte de um conjunto de ações, que surgiu junto com o projeto Câmera na Mão, para a região de Jundiaí, cujo propósito é o desenvolvimento da produção audiovisual no interior de São Paulo. O Lab. Desafio 8x1, é a quarta ação dentro deste programa.

 


Notícias relevantes: