Cultura

Preservação é tema de curso

NO GABINETE Acervo de fotografias históricas de Jundiaí será utilizado


Divulgação
Gabinete de Leitura Ruy Barbosa recebe até doze participantes
Crédito: Divulgação

Na próxima segunda-feira (15) acontece a última oficina do projeto "Memórias Literárias" no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, das 9h30 às 18h30.

A oficina, com oito horas de atividades, vai apresentar noções básicas de identificação de processos físico-químicos, origens e princípios da técnica fotográfica e arquivos digitais, além de questões conceituais sobre estado de deterioração do material e sua relação com lugar onde são guardados, incluindo demonstração de materiais e intervenções necessárias para sua preservação.

A coordenadora do projeto, Vânia Feitosa, informou que o objetivo é a preservação de acervos públicos e particulares. E o acervo fotográfico do Gabinete de Leitura Ruy Barbosa será utilizado como exemplo. A inscrição, que acontece no dia 15, é gratuita e serão oferecidas 12 vagas.

O projeto permitiu que o Gabinete, mesmo durante a pandemia, realizasse uma série de atividades presenciais e on-line relacionadas à literatura e ao patrimônio cultural.

Quem dará a oficina é Cássia Xavier, mestranda pela ECA/USP e bacharel em Fotografia pelo Senac/SP, com habilitação em Arte e Cultura. Desenvolve projetos em Artes Visuais como o "Sigo Elas" e "Photo na Praça". Trabalha com conservação e salvaguarda de materiais fotográficos. Desenvolve pesquisa sobre fotografia Lambe-lambe, além de ser Presidente do Photo Clube Lambe Lambe.

INSCRIÇÃO

https://www.sympla.com.br/oficina-de-conservacao-de-acervos-fotograficos—atividade-presencial__1127096


Notícias relevantes: