Cultura

Poeta Augusto Campos completa 90 anos


Divulgação
Poeta Augusto Campos. Foto:LiadePaula/MinC; 09/11/2015; Brasília-DF;
Crédito: Divulgação

Um dos criadores da poesia concreta, Augusto Luís Browne de Campos faz 90 anos neste domingo (14). O paulistano, aos 20 anos, quando ainda estudava direito na Faculdade do Largo São Francisco (USP), publicou o primeiro livro. Ao lado do irmão Haroldo de Campos e de Décio Pignatari, criou a revista Noigandres. Surgia aí a poesia concreta, um contraponto ao academicismo da chamada geração de 1945.

Hoje o poeta não dá entrevistas e segue recluso durante a pandemia de covid-19, mas é um assíduo usuário das redes sociais.

Com o livro Poetamenos, entrou para a história da literatura brasileira. Além de poeta, Augusto de Campos é ensaísta e um tradutor corajoso, pra dizer o mínimo. É dele nossa primeira tradução de "Ulisses", de James Joyce.

No ano passado, já durante a pandemia, ele mostrou que permanece em atividade. Sua página em uma rede social, seguida por 23 mil pessoas, tem postagens quase diárias.

Augusto participou, na TV Cultura, do documentário Poesia na Quarentena. E apresentou, ao lado do filho, Cid Campos, uma versão da música "Up from the sky", de Jimi Hendrix. Na versão dele, a canção ganhou o nome de "Visitante do céu".


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: