Cultura

O duo Daft Punk anuncia separação

ENCERRAMENTO Após 28 anos de carreira musical, a dupla francesa termina


Divulgação
Indicado 13 vezes ao Grammy Awards, a dupla já levou sete categorias
Crédito: Divulgação

Na última segunda-feira (22), o duo francês Daft Punk anunciou a separação e o fim do grupo musical. A confirmação foi feita através de um vídeo no YouTube.

Após 28 anos de carreira na música eletrônica, Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter não relataram os motivos do fim da parceria.

Formado na França, a dupla fez sucesso no final dos anos 1990, apostando principalmente no estilo de música eletrônica house. Entre seus maiores sucessos estão as músicas "Get Lucky", "One More Time" e "Harder, Better, Faster, Stronger".

O nome do duo cibernético foi inspirado em um artigo publicado na revista britânica "Melody Maker" sobre o primeiro trabalho da dupla, lançado em uma coletânea em 1992. Na época, eles se chamavam "Darling" e eram uma banda rock. A matéria dizia que eles tocavam como "um bando de punks bobos" ou "daft punk".

A estreia do Daft Punk com o nome definitivo foi em "The new wave", lançado pela Soma Records em 1993. O primeiro sucesso comercial da dupla, "Da funk" (que vendeu cerca de 30 mil cópias), é de 1995, e foi incluído no primeiro álbum oficial, "Homework", lançado dois anos depois.

Ao todo, Daft Punk foi indicado treze vezes ao Grammy Awards, maior premiação da música, e levou em sete categorias, incluindo melhor gravação dance para "Harder, Better, Faster, Stronger" e álbum do ano para Random Access Memories, em 2014.

O duo tem uma discografia modesta, com apenas quatro álbuns: Homework (1997), Discovery (2001), Human After All (2005) e o já citado Random Access Memories (2004). Além de participar de inúmeras mídias da cultura pop, em propagandas, jogos e filmes.


Notícias relevantes: