Cultura

Projeto comemora a vida de Hilda Hilst

TEATRO Obras de autora que enfrentou a ditadura serão relidas virtualmente


Divulgação
As releituras de obras de Hilda Hilst ocorrem nos próximos domingos
Crédito: Divulgação

Nos dias 7 e 14 de março (domingos), o projeto "8X HILDA" comemora os 90 anos de nascimento de Hilda Hilst (1930-2004) com um ciclo de leituras dramáticas de toda a sua obra teatral.

As leituras de "As Aves da Noite" (dia 7) e "O Novo Sistema" (dia 14) ocorrerão às 18h pelo canal "Curadoria Hilst" no YouTube. As versões gravadas com tradução em libras vão ao ar na quarta-feira seguinte, às 20h, pelo mesmo canal.

"As Aves da Noite" tem direção de Kiko Rieser e participação dos atores convidados: André Kirmayr, Fábio Mráz e Ygor Fiori. Enquanto Joca Andreazza conduz a leitura de "O Novo Sistema", que tem Rodrigo Matheus, Pedro Nero, Vera Bonilha e Maciel Silva completando o elenco.

O projeto "8X HILDA" foi idealizado por Fábio Hilst, que também é responsável pela curadoria, trazendo à cena as oito peças de Hilda Hilst, escritas entre os anos de 1967 e 1969. E propõe um jogo cênico virtual que celebra e explora a dramaturgia hilstiana, criada em pleno período da ditadura militar brasileira.

A ideia de encenar o teatro completo de Hilda Hilst é uma iniciativa que Fábio, pela produtora Três no Tapa, já havia colocado em andamento em 2020, com a montagem de "As Aves da Noite", cuja estreia foi adiada em decorrência da quarentena imposta pela pandemia do coronavírus.

A produção dramatúrgica de Hilda, concebida no momento em que o teatro e os artistas viviam sob a censura do regime militar, é considerada um ensaio para sua obra em prosa da década de 1970, livres nos artifícios da linguagem e nas tramas do cotidiano. Seus textos teatrais traduzem a atmosfera claustrofóbica de opressão e os questionamentos ao sistema, representado pela igreja, pelo Estado ou pela ciência.

 


Notícias relevantes: