Cultura

Tarsila do Amaral, no FAMA, em Itu


DIVULGAÇÃO
Desenhos de Tarsila do Amaral mostram vertentes desconhecidas da artista
Crédito: DIVULGAÇÃO

Em Itu, o empresário Marcos Amaro deu outros ares à filantropia brasileira, criando um museu totalmente financiado pela iniciativa privada. A Fábrica de Arte Marcos Amaro - FAMA Museu - ocupa uma área central em Itu, onde por muitos anos funcionou uma indústria têxtil. Entretanto, após a chegada do empresário, pelos galpões e jardins do local podem-se encontrar expoentes da arte nacional, como a exposição em curso dos desenhos de Tarsila do Amaral. Ontologias, com Marcos Amaro, Kandro e Cabral também estão em exibição.

A FAMA foi inicialmente utilizada como um ateliê para o artista e colecionador Marcos Amaro e hoje abriga seu acervo. Pensada para a produção, contemplação, fomento da arte e, também, para a apresentação da produção do artista Marcos Amaro, a FAMA é um museu que busca a democratização da arte contemporânea. A partir de 2018, o espaço se transformou em museu e hoje possui mais de duas mil obras em acervo. O local tem importância histórica e um amplo trabalho de restauração foi realizado.

A exposição de Tarsila do Amaral tem curadoria de Aracy Amaral e Regina Teixeira de Barros, com 203 obras que estavam guardadas por mais de quatro décadas da vista do público.

Raridades como o figurino para uma ópera de Villa-Lobos, regente e compositor com quem conviveu em Paris, podem ser apreciados pelo seu caráter futurista e inovador.

Ao chegarem ao acervo da FAMA, com danos ocasionados pelo tempo e pela falta de cuidados museológicos, as obras foram submetidas a um minucioso processo de restauração. Produzidas entre 1910 e 1940, as obras registram as várias fases da artista.

O passeio pelo museu pode incluir um almoço no seu charmoso restaurante Cozinha São Pedro (reservas antecipadas).

Informações

www.famamuseu.org

 


Notícias relevantes: