Cultura

Festival inaugura espaço cultural

CONCERTOS NA SERRA Serão oito apresentações ao longo de duas semanas


Divulgação
Evento inaugura espaço cultural e comemora 50 anos da EMJ
Crédito: Divulgação

O 1º Festival Concertos na Serra apresenta uma série de recitais de música clássica, que acontecerão em duas semanas, de 11 a 14 e março e de 18 a 21 de março. De quinta a sábado às 20h e no domingo às 17h, gratuitamente pelo canal do YouTube do festival.

Ao todo serão oito apresentações, realizadas no espaço centenário da Igreja Santa Clara, construção de 1917 tombada pelo Patrimônio Histórico e que integra o recém-criado "Espaço Japi - Cultura e Meio Ambiente", no coração da na Serra do Japi, em área de proteção ambiental.

A ideia de criar um espaço cultural no local foi por iniciativa dos atores e diretores teatrais Carla Candiotto e Rodrigo Matheus e vem ao encontro da trajetória de 50 anos da Escola de Música de Jundiaí, representada pela regente Claudia Feres, curadora e diretora artística do festival, que assina ainda a direção geral e a concepção. A direção cênica do festival é de Carla Candiotto e a gestão do projeto é do músico e cantor Fábio Vianna Peres, que integra a programação. Completam a equipe de criação Marco Lima na direção de arte e Wagner Freire na iluminação.

Cada um dos oito artistas ou grupos convidados ocupará a igreja realizando um recital com 50 minutos de duração. A programação foi escolhida cuidadosamente pela maestrina Claudia Feres.

O centro cultural é um conjunto arquitetônico formado pela igreja e pelas instalações da antiga escola Emeb Prof. José Flávio Martins Bonilha, ambas de propriedade da Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassú e Paiol Velho. O Espaço Japi agrega ao bairro Santa Clara um dimensão cultural e artística que busca valorizar sua importância histórica e ambiental para a região do Aglomerado Urbano de Jundiaí.


Notícias relevantes: