Cultura

Espetáculo volta em formato on-line

DONA MARGARIDA Temporada de apresentações começa dia 13 de março


Divulgação
O ator Abílio Tavares será Dona Margarida no espetáculo virtual
Crédito: Divulgação

O espetáculo "Todo Mundo quer Ser Dona Margarida (?)" está de volta com sessões ao vivo do seu canal oficial no YouTube. A temporada vai de 13 a 28 de março de 2021, aos sábados e domingos, sempre às 20h.

Dona Margarida é uma professora opressora, mal-humorada, autoritária, centralizadora e altamente provocativa do quinto ano ginasial. A personagem foi criada em 1971 pelo dramaturgo Roberto Athayde em "Apareceu a Margarida", texto escrito no contexto da ditadura civil-militar brasileira e que logo se tornou um fenômeno de encenações dentro e fora do Brasil.

Agora, Dona Margarida é a nova professora do quinto ano primário e como tantos, precisa dar aulas on-line. O formato em que destila suas opressões mudou, é virtual, mas a verve autoritária é a mesma de quando o texto foi criado. Em sua sala de aula, pouco se fala em liberdade ou autonomia.

Nesta montagem, o ator Abílio Tavares nomeou a peça como "Todo Mundo Quer Ser Dona Margarida (?)" por flagrar nela uma espantosa atualidade. O ator também destaca que o título faz uma referência ao sucesso do espetáculo na história da dramaturgia brasileira, visto que ele recebeu mais de 400 montagens traduzidas para cinco idiomas em mais de trinta países.

O projeto tem direção de Nicolas Iso, pesquisa pedagógica de Paula Zurawski, consultoria sobre direção de arte de Marco Lima e direção de vídeo de Kleber Goes. Os quatro cômodos e oito diferentes ângulos utilizados na montagem, a partir da casa do ator Abílio Tavares, criam uma dimensão de cenários variados e recursos cênicos que ampliam a narrativa.

YouTube

https://www.youtube.com/channel/UCrXp4XDPovjfWXlEBD59KYg


Notícias relevantes: