Cultura

Famoso músico ganha live especial


Divulgação
Fernando Dalcin homenageia Jacob do Bandolim com apresentações
Crédito: Divulgação

Nos dias 13, 17, 20, 24, 27 e 31 de março, o consagrado músico Jacob do Bandolim será homenageado com o espetáculo "Evocação a Jacob" de forma virtual.

A apresentação exclusiva foi realizada pelo bandolinista e pesquisador Fernando Dalcin, junto aos músicos Wesley Vasconcelos (violão de sete cordas), Lucas Arantes (cavaquinho), José Roberto Figueroa (pandeiro), João Camarero (violão) e Milton de Mori, um dos grandes instrumentistas do país.

Os espetáculos irão ocorrer a partir das 20h, pelas redes sociais de Fernando Dalcin, onde serão apresentadas as várias faces do músico que é considerado um gênio do choro e do bandolim brasileiro.

Cada capítulo da apresentação irá destacar uma vertente da obra de Jacob com histórias e música de cada período da carreira do artista. Na live, Fernando Dalcin irá se apresentar com uma réplica do bandolim que Jacob utilizou durante toda sua carreira.

Jacob Pick Bittencourt ou Jacob do Bandolim, nasceu no Rio de Janeiro em fevereiro de 1918, filho de pai capixaba e mãe judia polonesa. Passou a adolescência na Lapa, reduto da boemia carioca. Apesar de instrumentista de reconhecido talento, não dependia da música para sobreviver. Foi vendedor, corretor de seguros, prático de farmácia, comerciante e escrivão de polícia, atividade que exerceu até sua morte, em agosto de 1969. Além disso, é pai do jornalista Sérgio Freitas Bittencourt, autor de vários sucessos da MBP e homenageou seu pai com a música "Naquela Mesa".

Desde meados de 2014, Fernando Dalcin vem se embrenhando no vasto acervo físico que Jacob do Bandolim deixou. Hoje, esse arquivo está sob a posse do Museu da Imagem e do Som e do Instituto Jacob do Bandolim.

 


Notícias relevantes: