Cultura

Grupo teatral se apresenta on-line

SHAKESPEARE O Núcleo Teatral Arcádia realiza adaptação do escritor


Divulgação
O Núcleo Teatral Arcádia apresenta uma adaptação de Shakespeare
Crédito: Divulgação

Nos dias 18, 19, 20, 25 e 26 de março, entre 18h e 21h, o Núcleo Teatral Arcádia apresenta o projeto "MACBETH, um ensaio sobre os desejos", adaptação do texto original de Willian Shakespeare.

Para assistir à peça, que será gratuita e indicada para maiores de 14 anos, será necessário acessar o canal do Youtube do Núcleo Teatral Arcádia ou por meio do sistema de QR CODE que estará disponível nas artes de divulgação. Apesar do alcance das plataformas on-line, a divulgação será focada para o público das seguintes cidades do interior de São Paulo: Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Salto de Pirapora e Socorro.

"MACBETH, um ensaio sobre os desejos" é uma tragédia adaptada a partir do clássico Shakespeariano "Macbeth" para os meios digitais e redes sociais, com analogias políticas, sociais e históricas. Para Freud, o desejo não é um simples ato de realizar os caprichos carnais, mas sim um movimento do inconsciente, que nos coloca em retornos a lembranças, a traços da memória que nos remetem a satisfações; e tais retornos, criam a expectativa de que esta sensação de prazer se repita. Macbeth recebe uma profecia de que será rei, mas para isso, Duncan, o rei atual teria que morrer. No coração do general o desejo já estava instaurado. Talvez não o desejo do reinado, mas o desejo dos prazeres que tal título lhe traria. A premissa que ronda a natureza humana é anunciada pela Lady Macbeth. "MACBETH, um ensaio sobre os desejos" propõe a reflexão de que seguir todos os nossos pensamentos, desejos e sonhos requer muita coragem e ousadia... e, às vezes, mais do que isso. Discute, por fim, ao grande exemplo dos protagonistas, que as consequências dos nossos atos são regadas com as escolhas que fazemos e com os sonhos que nos permitimos acreditar.


Notícias relevantes: