Cultura

Homenagem a pintor ocorre hoje


divulgação
Carlos Bracher criou uma série de quadros em homenagem a Van Gogh
Crédito: divulgação

No dia de hoje (30), data de nascimento de Van Gogh, o artista mineiro Carlos Bracher fará uma live em homenagem ao pintor, no qual exibirá o documentário "Bracher/Van Gogh" e contará algumas curiosidades sobre suas pesquisas.

O evento começa às 19h, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais do Ateliê Casa Bracher (YouTube, Instagram e Facebook).

Em 1990, ano do centenário de morte de Vincent Van Gogh, Carlos Bracher, ao lado de sua companheira, a artista Fani Bracher, passou um mês percorrendo cidades em que o pintor holandês morou na Europa, para criar uma série de seis quadros em homenagem ao artista. De volta ao Brasil, inspirado por tudo o que viu e viveu, Bracher deu vida a uma coleção de cem obras.

Durante a live, Bracher vai dividir com o público algumas experiências e curiosidades de suas jornadas. Mas antes, será transmitido o documentário dirigido por Rodolfo Magalhães, que acompanhou todo o processo de produção de Bracher, e com narração de Ítalo Rossi. O filme foi lançado em 1991. E no mesmo ano, com a tamanha dedicação do artista, resultou na publicação do livro "Bracher: Homenagem a Van Gogh", cuja entrevista foi conduzida pelo jornalista Angelo Oswaldo.

A série de seis quadros "Homenagem a Van Gogh" passou por cinco capitais do Brasil e sete países. A primeira exibição foi no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte. Depois, foi para o Rio de Janeiro, nas galerias Bonino e D'Bieler; em São Paulo, na galeria Sadalla; e em Curitiba, na galeria Simões de Assis. Na sequência, foi para um roteiro internacional, inicialmente na Holanda, no World Trade Center, de Rotterdam.

Facebook

@ateliecasabracher

 


Notícias relevantes: