Cultura

Casa das Rosas realiza exposição

POEMAS Escritores mostram trabalhos e homenageiam Augusto de Campos


Divulgação
Poetas comemoram aniversário de Augusto de Campos nas redes sociais
Crédito: Divulgação

A partir do dia 15 de abril, a Casa das Rosas inaugura sua nova exposição virtual intitulada "Clip-poemas para Augusto de Campos" uma homenagem ao 90º aniversário do aniversário do poeta que continua sendo celebrado com esta exposição.

Composta por 10 poemas animados, realizados por poetas como Ana Aly, Anderson Gomes, André Vallias, Arthur Lungov, Daniel Minchoni, Guilherme Gontijo Flores e Daniel Kondo, Gil Jorge, Julio Mendonça, Lucio Agra e Patrícia Lino, a exposição será apresentada no Instagram da Casa das Rosas com duas publicações de vídeo por semana.

Além de apresentar os trabalhos de poetas contemporâneos, a intenção da mostra é homenagear Augusto de Campos. Também conhecido no Instagram como "Poetamenos", dedicou uma parte importante da sua carreira no desenvolvimento da poesia "verbivocovisual", expressão colhida do escritor James Joyce, que consiste em explorar a poesia em sua dimensão semântica, sonora e visual.

Um dos primeiros exemplos deste tipo de trabalho poético é a série de poemas "Poetamenos", de 1952. Em sua obra, Augusto investiga diversos formatos e suportes, que incluem painéis eletrônicos, holografias e animações digitais, como acontece com os clip-poemas.

A Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. O espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais.

Instagram

@casadasrosas


Notícias relevantes: