Cultura

Grupo apresenta espetáculo inédito


Divulgação
O ator João Bresser apresenta cena solo com sutileza e metáforas
Crédito: Divulgação

Hoje (23), o Grupo Caleidoscópio, que comemora 17 anos de trajetória, estreia o espetáculo "Do jeito certo - um ato sobre o amor", às 21h, pelo canal do Youtube.

Com dramaturgia de Renato Mendes e direção de Lilian Guerra, a obra é o primeiro espetáculo adulto do grupo teatral. Em cena solo e rodeado de frutas, o ator João Bresser dá vida a um homem que precisa desconstruir seu lado machista para aprender a se relacionar com sua parceira sem nenhuma opressão.

A peça procura uma abordagem diferente para o tema do machismo a partir do Teatro de Objetos, uma linguagem pouco encenada no Brasil. Com muita sutileza, o texto cria metáforas entre as receitas preparadas e as possibilidades de relações amorosas, promovendo a reflexão do personagem sobre as suas escolhas.

Maçãs, laranjas, bananas, uvas, morangos, pêssegos, ameixas e abacaxi, além de copos, taças, facas, bandeja e um liquidificador e um espremedor de frutas vintage estão entre os objetos manipulados durante o espetáculo, que acontece em cima de uma mesa de dois metros de comprimento, e que ao longo da apresentação vai diminuindo de tamanho. Deslocados de sua função original, esses objetos e adereços vão ganhando novos significados com a manipulação do ator.

A dramaturgia foi construída durante os ensaios a partir das improvisações do ator com os objetos. Juntos, ator, direção e dramaturgia mergulharam em um intenso processo colaborativo. A trilha sonora passou por um processo de pesquisa e improvisos, sendo criada especialmente para o espetáculo, ruídos, efeitos e trechos de músicas são usados para fortalecer, intensificar, pontuar e enaltecer todos os momentos que o personagem percorre.

Youtube

youtube.com/channel/
UCv9xbB-KE1PKarc7GNtjw6g

 


Notícias relevantes: