Cultura

Harold Pinter é homenageado


Divulgação
A atriz Fernanda Azevedo apresenta o monólogo "Os Grandes Vulcões"
Crédito: Divulgação

O Coletivo Comum apresenta hoje (28) o espetáculo inédito "Os Grandes Vulcões". A exibição, um registro híbrido, entre o teatro e o cinema, acontece pelo Youtube do grupo, às 20h.

A obra é um monólogo inspirado no discurso de Harold Pinter (1930 - 2008), um dos mais importantes dramaturgos do século XX, ao receber o Prêmio Nobel de Literatura em 2005. Interpretada por Fernanda Azevedo, a peça tem roteiro, pesquisa musical e direção geral de Fernando Kinas.

O espetáculo reforça a linguagem do teatro documental exercitada pelo Coletivo Comum e parte da ideia provocativa de Pinter, que em seu contundente discurso intitulado "Arte, verdade e política", propõe uma análise crítica sobre a política externa dos Estados Unidos da América e da Inglaterra, além de discutir a capacidade do teatro em expressar a verdade. Debilitado há anos por um câncer, Pinter gravou em vídeo a sua fala, que foi apresentada no evento e gerou grande repercussão internacional, suscitando muitos elogios, mas também críticas de setores sociais conservadores.

O momento em que vivemos, de pós-verdade, ascensão de fake news, pensamento único, polarização ideológica e mentiras sendo reivindicadas como verdades também sustenta o andamento da peça.

No palco há um globo terrestre ilustrado com um mapa de 1570, o primeiro a fazer parte de um Atlas no mundo ocidental. Além da imagem ser muito adequada ao tema da geopolítica, um dos objetos do trabalho, esta representação do nascente mundo capitalista também traz a imagem de uma interpretação da realidade e o exercício do controle sobre ela.

Youtube

www.youtube.com.br/kiwicompanhiadeteatrocoletivocomum

 


Notícias relevantes: