Cultura

Vinicius de Moraes ganha acervo on-line


DIVULGAÇÃO
Acervo conta com mais de 11 mil documentos de Vinicius de Moraes
Crédito: DIVULGAÇÃO

A partir de amanhã (27), a VM Cultural lança o Acervo Digital Vinicius de Moraes. Poemas, textos em prosa, letras de música, peças, roteiros, discursos, notas e cartas originais do autor estarão disponíveis em acervo digital. Ao todo, são mais de 11 mil documentos originais, entre manuscritos e datiloscritos.

Com idealização e coordenação de Julia Moraes e coordenação técnica e design de Marcus Moraes, respectivamente neta e sobrinho-neto de Vinicius, a ideia surgiu do desejo de preservar digitalmente o arquivo e a memória da cultura brasileira, incentivar a pesquisa e democratizar o acesso à obra do poeta, compositor, dramaturgo, jornalista e diplomata carioca.

Antes de ser doado ao Arquivo-Museu de Literatura Brasileira, o acervo estava na casa da família do poeta, na Gávea, bairro da Zona Sul carioca, cuidado por suas irmãs Lygia e Laetitia de Moraes.

O conteúdo está dividido em três grandes séries: Correspondências, Produção Intelectual e Documentos Diversos. Os documentos poderão ser consultados por meio do sistema de buscas on-line. Revisado e atualizado, o inventário completo do acervo estará disponível gratuitamente para download em PDF, o que permite também a busca off-line.

Na série Correspondências há cartas, cartões e telegramas de renomados nomes da literatura, da música e do cinema do Brasil e do mundo. A série Produção Intelectual envolve documentação abrangente e apresenta poesia, textos em prosa, artigos, peças, letras de música, shows, roteiros de cinema, discursos, entrevistas e traduções. Em Documentos Diversos há folhetos, cadernos de anotações, cartões de visita e convites.

O acervo pode ser acessado pelo link: http://acervo.viniciusdemoraes.com.br

 


Notícias relevantes: