Cultura

Comédia francesa chega ao Brasil

MULHERES O filme "A Boa Esposa" chega aos cinemas em 17 de junho


DIVULGAÇÃO
Comédia "A Boa Esposa" é ambientada na década de 60, na França
Crédito: DIVULGAÇÃO

A comédia 'A Boa Esposa', estrelada por Juliette Binoche, que levou mais de 600 mil espectadores aos cinemas na França após a reabertura das salas de cinema em junho do ano passado, chega aos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira (17).

Dirigido por Martin Provost, o filme se passa na década de 60, na França, e conta a história da proprietária de uma escola que ensina mulheres a serem boas esposas e donas de casa.

No longa, Paulette Van Der Beck, interpretada por Juliette Binoche, dirige juntamente com seu marido a escola de limpeza de Bitche, na Alsácia, há muitos anos. Sua missão é treinar adolescentes para se tornarem donas de casa perfeitas, mas os questionamentos começam a surgir após a morte repentina de seu marido e a descoberta que a escola está à beira da falência.

No elenco, além de Juliette Binoche, estão também as atrizes Noémie Lvovski, Yolande Moreau e Marie Zabukovec, além dos atores François Berléand e Edouard Baer. A distribuição do longa é da California Filmes e o filme também foi exibido no Festival Varilux de Cinema, em dezembro do ano passado.

FEMINISMO

A emancipação feminina é um tema recorrente nos filmes de Martin Provost, que acredita fielmente na necessidade de se opor ao machismo. Muitas de suas personagens femininas têm necessidade de liberdade e emancipação.

Em 'A Boa Esposa', Provost realiza uma obra caricatural e orgulhosa disso. Ao invés de apresentar as drásticas mudanças sociais da década como se o espectador as visse pela primeira vez, a comédia interpreta estas passagens enquanto parte do senso comum, passando rapidamente pelos pormenores.


Notícias relevantes: