Cultura

Receita Lamen, do programa 'Temperos de Cinema'


Divulgação
Receita Lamen, do programa 'Temperos de Cinema'
Crédito: Divulgação

O Lamen (ou Ramen) é a receita desta semana do programa 'Temperos de Cinema', apresentado por Fátima Augusto, que vai ao ar toda quinta-feira, às 13h, na Rádio Difusora AM 810 e canais digitais. Confira a receita, que rende quatro porções:

 

Caldo dashi básico

- 1,5 litro de agua

- 35 g de kombu (alga desidratada)

- 40 g de katsuobushi

(Flocos de peixe serra ou bonito)

Modo de fazer

Limpar com pano úmido o kombu, colocar na água por 20 minutos e depois levar ao fogo médio por cerca de 5 minutos. Coloque o fogo no máximo, acrescente o katsuobushi e espere submergir, tomando cuidado para não deixar a água ferver e ir retirando a espuma. Desligue o fogo assim que o katsuobushi submergir. Coar a seguir.

 

Caldo rápido

- 10 g de hondashi

- 1 litro de água

Modo de fazer

Colocar a água em fogo médio, acrescentar o hondashi e ir mexendo até dissolver.

 

INGREDIENTES

- 200 g shitake

- 200 g shimeji

- 1 unidade kamaboko

- 1 unidade naruto

(kamaboco e naruto, massa peixe)

- 1 cenoura média em rodelas bem finas

- 1/2 maço cebolinha picada

- 4 ovos cozidos

- 1 litro de dashi básico

 

MODO DE PREPARO

Colocar o caldo de dashi no fogo, cozinhar os cogumelos até ficarem macios, acrescentar o naruto e o kamaboco e deixar em fogo baixo por 5 minutos. Cozinhar o macarrão (consultar embalagem do produto) e distribuir o macarrão em 4 tigelas (domburi ou chamam grande). Cobrir somente com o caldo, distribuir em cima os cogumelos, a cenoura, as massas de peixe e os ovos cozidos cortados ao meio. Polvilhar a cebolinha picada para finalizar.

Opcionais: Sinchimitogarachi (pimenta seca japonesa) e shoyu a gosto por cima. Pode utilizar tofu, outros legumes como opção. Pode ser servido com frango grelhado, lombo de porco ou filé bovino fatiado.



Notícias relevantes: