Cultura

Grupo explora universo infantil

PERFORMANCE Artistas apresentam obra sobre a infância na pandemia


Divulgação
Grupo Lagartixa na Janela inicia temporada virtual no dia 31 de julho
Crédito: Divulgação

Dirigido por Uxa Xavier, o grupo Lagartixa na Janela estreia no dia 31 de julho de 2021 a obra "Sobre as Coisas - Coreo-infância em tempos de espera", que faz temporada virtual pelo Youtube.

O grupo aprofunda desde a sua criação, em 2010, uma pesquisa sobre a dança contemporânea para e com crianças inseridas no contexto do espaço urbano. A própria ideia de deslocamentos e derivas, que fazem parte tanto do universo da infância quanto do grupo, foram afetadas diretamente pela pandemia. E é desse impulso da criança de transformar as coisas ao seu redor que a nova performance é feita.

Uxa cita essa prática como a de um corpo movediço que adentra e se encontra na existência junto com o objeto. A partir disso, foram iniciados ensaios remotos por Zoom sob a direção virtual de Uxa. Todos os performers criaram suas partituras a partir da relação com os objetos que estavam ao seu redor.

Após essa etapa da criação coletiva no modo virtual, Uxa foi até a casa de cada performer acompanhada pelo cinegrafista Marcelo Villas Boas e gravou as partituras da criação com destaque para novas aproximações e ângulos. O resultado, que compõe Sobre as Coisas - Coreo-infância em tempos de espera, é um vídeo em que se alterna entre telas do Zoom e as gravações feitas nas casas dos artistas.

Essa dança de tramas tem uma trilha sonora original que integra sons dos objetos manipulados por cada intérprete e também por áudios de crianças que responderam à pergunta: "o que você faz quando tem que esperar?".

A concepção do espetáculo passa ainda por duas referências fundamentais: textos do poeta Manoel de Barros e a Teoria Ator-Rede, que tem o filósofo Bruno Latour como um de seus criadores.

Youtube

www.youtube.com/c/LagartixanaJanela/featured


Notícias relevantes: