Cultura

Vídeo mostra obra pintada ao vivo

OURO PRETO Performance da obra 'O Heroísmo de Tiradentes' vai ao ar


DIVULGAÇÃO
Vídeo que mostra Carlos Bracher pintando tem duração de 90 minutos
Crédito: DIVULGAÇÃO

Em 8 de julho, o pintor Carlos Bracher foi convidado para participar das comemorações dos 310 anos da cidade. No Teatro Municipal de Ouro Preto, o artista fez uma pintura ao vivo ao som da Orquestra de Pilar. A performance registrada vai ao ar nas redes sociais do Ateliê Casa Bracher neste sábado (28), às 20h.

A obra 'O Heroísmo de Tiradentes' passa a ocupar lugar de destaque na parede da Câmara Municipal de Ouro Preto que, na mesma data, completou 300 anos. Bastaram 90 minutos para Bracher dar vida à obra: um retrato de Ouro Preto com alguns símbolos emblemáticos da cidade.

Ao som do quinteto da Orquestra de Pilar, Bracher retratou em pinceladas predominantemente vermelhas, em referência à bandeira mineira, o antigo prédio da Câmara Municipal, localizado na Praça Tiradentes, junto à estátua do próprio inconfidente no centro, com o Pico do Itacolomi ao fundo.

"Quis fazer uma homenagem à cidade destacando pontos e personagens da sua história. Esse pico é como se fosse o Pão de Açúcar do Rio de Janeiro: um símbolo iconográfico de nossa cidade", explica o artista.

A relação de Bracher com Ouro Preto é de uma vida inteira. "É uma relação de amor. São 50 anos morando, criando e trabalhando aqui. Faz parte de mim", diz.

É na cidade que se encontra o Ateliê Casa Bracher. No site, é possível ter acesso a fotos, vídeos e outras centenas de obras que fazem parte do acervo pessoal de Bracher e sua esposa, a também artista Fani Bracher.

A performance da pintura do quadro 'O Heroísmo de Tiradentes' vai ao ar nas redes sociais do Ateliê Casa Bracher neste sábado (28), às 20h.

ONDE ASSISTIR

Facebook, Instagram e YouTube: Ateliê Casa Bracher


Notícias relevantes: