Cultura

Festival artístico prestigia hospital

JUQUERY Evento vai até o dia 19 deste mês e homenageia complexo hospitalar


DIVULGAÇÃO
Gilberto Junior usará tintas artesanais de terra para pintar mural
Crédito: DIVULGAÇÃO

Em abril, os nove últimos moradores pacientes do Complexo Hospitalar do Juquery, em Franco da Rocha, foram transferidos e o hospital encerrou o serviço de assistência psiquiátrica de longa permanência. Assim, a 4ª edição do festival 'Soy Loco Por Ti Juquery' apresentará até 19 de setembro múltiplas intervenções artísticas no espaço, para homenagear o hospital.

O festival conta com 13 atrações presenciais e on-line, todas gratuitas e abertas ao público. Este formato criado na pandemia permite que o festival continue existindo e instigando artistas a inventarem formas criativas de exibição de suas obras.

Entre as atrações está a 'Terrapia: um chamado da terra', em que o artista Gilberto Junior usará tintas artesanais de terra coletadas do Parque Estadual Juquery para a pintura de um mural. Com o incêndio recente que atingiu 80% de seu território, o artista também usará as cinzas e carvão do local na obra.

Outra atração é o longa inédito 'O Livro de Heydrich', de Clêmie Blaud, que será exibido no sábado (18), às 17h30, no Teatro de Arena Ubirajara Ferreira Braga, seguido de uma roda de conversa com a diretora do filme. O filme investiga o delírio vindo da história do nazismo pela perspectiva de um usuário de serviço de saúde mental de um CAPS de São Paulo.

A instalação 'Do Juquery para o mundo', é uma intervenção dentro da área do hospital e outra em praça pública. Serão amarrados em troncos de árvore varais com camisetas brancas e letras estampadas. A proposta é que as pessoas da cidade transformem o mural, com fotos de algumas obras do acervo do Museu de Arte Osório Cesar, ou pintando as camisetas.

A 4ª edição do 'Soy Loco Por Ti Juquery' é vai até domingo (19). O restante da programação pode ser conferido no site www.soylocoportijuquery.com


Notícias relevantes: