Cultura

Obra artística é instalada em Jundiaí


Divulgação
O projeto pretende contribuir com a circulação de arte contemporânea
Crédito: Divulgação

Monumento artístico inédito de grandes proporções da artista a Leandra Espírito Santo é instalado no Complexo Fepasa, local histórico na cidade de Jundiaí.

Até o dia 15 de outubro, a obra intitulada "Disponível", estará instalada em um dos pontos históricos do município, onde se encontra a antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro do Estado.

O projeto pretende contribuir com a circulação de arte contemporânea para além da capital paulistana.

A OBRA

Remetendo a diferentes elementos da paisagem urbana, como os letreiros turísticos, e os outdoors publicitários, nessa obra, a artista desloca a palavra "disponível" do contexto em que a vemos nas cidades, mobilizando os diversos sentidos que ela pode ganhar ao ser associada a outras formas estéticas.

Um totem informativo acompanhará a obra trazendo os dados da obra e recomendações de segurança previstas pela OMS diante da pandemia. O público que se fotografar com a obra poderá enviar suas fotos para serem postadas nas redes sociais do projeto, que também contará com imagens de backstage do processo criativo, vídeos e conteúdos exclusivos.

Além da interação on-line, também será realizada a produção e distribuição gratuita de um cartão postal da obra.

COMPLEXO FEPASA

O local teve sua construção iniciada em 1890 para abrigar as oficinas de locomotivas a vapor da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Atualmente, é ocupado por diversas Unidades de Gestão da Prefeitura de Jundiaí, incluindo a Unidade de Gestão da Cultura, e a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec).

(Da Redação)


Notícias relevantes: