Cultura

Começou a corrida do Oscar 2022

CINEMA Depois da temporada de orçamentos menores, eleitores estão ansiosos


REPRODUÇÃO
Will Smith estrela "King Richard", um dos favoritos para melhor filme
Crédito: REPRODUÇÃO

Já começou a corrida para saber quais os indicados ao Oscar 2022. A 94.ª cerimônia de entrega dos Academy Awards está programada para ocorrer no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia, em 27 de março de 2022.

A maioria dos filmes e performances já foi vista em Cannes no mês de julho, assim como numa série de festivais de outono em Veneza, Telluride, Toronto e Nova York. Quais concorrentes estão fazendo burburinho? Aqui vão minhas projeções para as principais categorias até agora.

MELHOR FILME

Depois dos festivais de cinema do outono, três filmes se estabeleceram como candidatos mais significativos. Um dos mais bem posicionados é Belfast, de Kenneth Branagh, que ganhou o People's Choice Award no Festival Internacional de Cinema de Toronto, um termômetro que ao longo dos anos já apontou para campeões como Nomadland, Green Book e Doze Anos de Escravidão.

O Festival de Telluride lançou outro grande competidor, King Richard, que escalou Will Smith como o pai de Vênus e Serena Williams. E aí temos Ataque dos Cães, o primeiro filme de Jane Campion em mais de uma década e, provavelmente, um competidor à altura de seu sucesso de 1993, O Piano.

Com dez indicados para melhor filme garantidos, vamos assistir a uma corrida eclética. A adaptação de ficção científica Duna é um feito do mais alto nível, mas será que conseguirá entrar nas duas categorias principais do Oscar? Depois que a temporada passada se viu dominada por candidatos de orçamento menor, os eleitores talvez estejam ansiosos para incluir um aspirante blockbuster, embora ainda haja muitos filmes intimistas no meio do campo, entre eles o drama iraniano de Asghar Farhadi, Um Herói, o musical de Peter Dinklage, Cyran; e Spencer, com Kristen Stewart no papel da Princesa Diana.


Notícias relevantes: