Cultura

Oficina de dança e apresentação artística estão na programação da tarde deste feriado no Complexo Fepasa

As atividades começam a partir das 14h e fazem parte da programação de Dia das Crianças


Divulgação
Oficina de musicalização, realizada na Sala dos Relógios, foi dedicada para a Primeira Infância
Crédito: Divulgação

Duas atividades especiais para a criançada estão programadas para a tarde desta terça-feira (12), no Complexo Fepasa, em Jundiaí. A organização é da Unidade de Gestão de Cultura.

Às 14h, na Sala Jundiaí, haverá uma Oficina de Dança, com Letícia Galvão do Instituto de Orientação Artística (IOA).

Já às 15h, no Espaço de Exposições, anexo à Sala Jundiaí haverá apresentação artística do grupo “Kombinado não é carro”, com o espetáculo “Eu disse brinco…brincarei”.


Confira mais detalhes das atividades no site da Cultura. O Complexo Fepasa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760. A entrada é gratuita e não há necessidade de agendamento prévio.

 

Mundo das crianças

Em comemoração ao Mês e Dia das Crianças, a Unidade de Gestão de Educação, por meio do Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI), em parceria com a DAE Jundiaí, promoveu, nesta terça-feira (12), uma oficina de brinquedos antigos, na Casa da Árvore do Mundo das Crianças. O local também recebe, durante o mês de outubro, exposição com ideias para se viver a infância a partir do olhar do poeta Manoel de Barros e da educadora e musicóloga brasileira Lydia Hortélio.

Exposição sobre infância

Com a ideia de trazer para a Casa da Árvore jogos, brincadeiras e brinquedos a partir da simplicidade e, ao mesmo tempo, potência e poética da infância, durante o mês de outubro acontece a exposição sobre brinquedos e brincadeiras. “Por isso trouxemos esses dois grandes artistas, que nos inspiraram frente a este tema, Manoel de Barros e Lydia Hortélio”, explica Cleane.

No primeiro pavimento da Casa da Árvore, estão em exposição brinquedos e brincadeiras que fazem parte do repertório cultural brasileiro, alguns feitos à mão pelas famílias e crianças. “São aqueles que passam de geração em geração e são celebrados pelo poeta Manoel de Barros. Brinquedos que trabalham com elementos que a própria natureza nos oferece”, lembra a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

A organização do segundo pavimento foi dedicada à Lydia Hortélio. “Os trabalhos da artista exaltam a riqueza dos acalantos, brinquedos e brincadeiras musicais que acompanham o brincar das crianças por todas as regiões do Brasil. Lydia viveu e estudou em países europeus e nos conta que muitas canções ainda eram passadas de geração para geração nesses países e indaga se essa prática é realizada por nós, uma vez que o país tem uma cultura rica”, explica a coordenadora do CIEMPI, Miriam Stefanin Vieira Alberti.

 

Pela manhã

Música, alegria e agitação marcaram a manhã do Complexo Fepasa, em Jundiaí. As atividades em comemoração ao Dia das Crianças prosseguem até o período da tarde, com apresentações e oficinas para crianças e famílias. Não há necessidade de agendamento prévio, contudo, a organização da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) mantém os cuidados preventivos exigidos pela pandemia da covid-19.

Thaís Cespedes, administradora de empresas, levou o filho Bernardo, 5 anos, para passar a manhã no Complexo Fepasa se divertindo e comemorando o Dia das Crianças com as atividades culturais gratuitas. “A musicalização é ferramenta de desenvolvimento fantástica para as crianças. A oficina foi um espetáculo”, comentou a mãe, enquanto deixava a Sala dos Relógios para ir até a Sala Jundiaí, onde acompanhou a apresentação da palhaça Rubra, atração que chega a Jundiaí pelo Projeto “Circuito SP On-Line”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

A atividade também foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Cultura no Facebook e no YouTube. De acordo com o gestor da UGC, Marcelo Peroni, a programação do dia foi definida para promover a participação e convívio das famílias. “As atividades no período da manhã movimentaram o Complexo Fepasa. À tarde foram organizadas apresentações de dança e artística que agradarão adultos e crianças”, adianta.

Credito: Divulgação / Descrição: Palhaça Rubra encantou a plateia com músicas e brincadeiras

 


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: