Cultura

Conheça as séries médicas mais famosas da televisão


DIVULGAÇÃO
Grey's anatomy
Crédito: DIVULGAÇÃO

As séries médicas conquistaram definitivamente o público, permanecendo no ar por diversas temporadas. Não é à toa que novos títulos do gênero estreiam a cada ano na TV americana e aqui no Brasil. Uma das mais famosas, Grey's Anatomy acaba de estrear a 18ª temporada nos Estados Unidos, mas os episódios só devem vir para o Brasil em janeiro de 2022.

 

 

Confira as 10 séries médicas mais famosas da TV:

1. Grey’s Anatomy
No ar desde 2005, a série se passa no Seattle Grace e está caminhando para a 15ª temporada. Com personagens femininos fortes, texto incrível, trilha sonora impecável e muito drama, Grey’s Anatomy caiu no gosto do público. Atores como Patrick Dempsey e Katherine Heigl já passaram pelo elenco.

O dia a dia de um dos programas de residência em cirurgia mais disputados dos EUA é retratado no programa. Meredith Grey, personagem de Ellen Pompeo, começa como interna e hoje é chefe de cirurgia.

A trama faz um paralelo entre a rotina no hospital e a vida pessoal dos personagens de Shonda Rhimes — roteirista e produtora. O destaque vai para as relações amorosas e as interações entre novatos e médicos experientes como pano de fundo.

Grey’s Anatomy é transmitida pelo canal Sony Brasil, sendo que as temporadas antigas foram disponibilizadas no Netflix. Cada temporada tem 24 episódios com cerca de 40 minutos cada.

 

2. Dr. House
Trata-se de outro grande sucesso, que ficou no ar de 2004 a 2012 e totalizou oito temporadas (todas disponíveis no Netflix). Dr. House recebeu diversos prêmios, entre ele dois Globo de Ouro.

Parte da popularidade da série se deve ao talento de Hugh Laurie, que interpreta o personagem título, um infectologista e nefrologista genial com comportamento peculiar. Mal-humorado, sarcástico, antissocial e viciado em remédios, Dr. House atua junto à sua equipe na investigação de casos clínicos raros e usa métodos de diagnóstico pouco convencionais.

A séria, inspirada em Sherlock Holmes, tem sua força no protagonista, no mix de personagens, nos diálogos memoráveis e no excelente trabalho de pesquisa do time de roteiristas.

 

3. The Good Doctor
Do mesmo criador de House e disponível na plataforma Globo Play, The Good Doctor estreou em 2017 e já se tornou fenômeno de audiência. A série tem uma perspectiva interessante, pois aborda a Medicina pelos olhos de um médico autista: o protagonista Shaun Murphy.

O personagem, interpretado por Freddie Highmore, é doce, tímido e brilhante, porém sofre preconceito por conta de sua condição. Sem compreender ironias, ele sempre precisa provar sua competência àqueles que trabalham ao seu redor, realizando feitos incríveis como cirurgião.

 

4. Scrubs
Scrubs se destaca como uma comédia em meio ao drama presente na maioria das séries médicas. E não é que usar o humor para falar de Medicina deu certo? O programa ficou no ar por nove temporadas, de 2001 a 2010.

A trama é narrada pelo personagem principal, J.D. Dorian, que conta as experiências dos médicos do hospital Sacred Heart. Ela agrada pela fórmula diferente e leveza. Além disso, os personagens caricatos são facilmente reconhecidos por quem atua na área.

Apesar do tom cômico na abordagem dos casos médicos, o final de cada episódio traz uma reflexão ou lição de moral.

 

5. ER
Trata-se de um clássico dos anos 90, conhecido no Brasil como Plantão Médico e pioneiro entre as séries desse nicho. ER durou 15 temporadas, sendo transmitida de 1994 a 2009 — um recorde a ser batido por Grey´s Anatomy apenas.

A série também retratava a formação de jovens médicos em um hospital, focando na correria e na adrenalina da emergência. George Clooney se revelou já na primeira temporada.

Tendo um hospital público de Chicago como cenário, a trama é carregada de ação e emoção, com tiro, bomba e acidente. Há uma mistura entre o drama dos médicos e as histórias dos pacientes atendidos no pronto-socorro.

 

6. Code Black
Criada em 2015 e transmitida pelo canal Sony, Code Black é baseada no documentário de Ryan McGarry sobre o “código negro”. Trata-se de um alerta dado quando as unidades médicas atingem a superlotação, ultrapassando a capacidade de atendimento.

A série, que tem no elenco Marcia Gay, Rob Lowe e Luiz Guzman, retrata a rotina real de um hospital. É exibido um cenário que muitos acreditam ser real apenas nas instituições públicas brasileiras, onde os médicos lidam com um sistema falho, lutando por seus ideais e pacientes.

 

7. Pure Genius
Com apenas uma temporada, a série que aborda o envolvimento da tecnologia na Medicina foi cancelada por sua produtora, a rede americana CBS. Apesar de não ter feito tanto sucesso com o grande público, ela promete ser empolgante para quem é da área.

Um talentoso jovem do Vale do Silício tem a ambição de criar um hospital — o Bunker Hill Hospital — com uma proposta de renovação da Medicina, para a busca da cura de doenças raras e misteriosas. O líder da equipe revolucionária é o experiente cirurgião Dr. Walter Wallace (Dermot Mulroney), que tem um passado sombrio.

 

8. Private Practice
A Drª Addison Montgomery, ginecologista e obstetra que foi casada com Derek Shepard em Grey’s Anatomy, saiu da série original na 3ª temporada, mas acabou ganhando o spin-off Private Practice.

Apesar de não ter sido um sucesso tão arrebatador quanto a original, a série teve seis temporadas. Passada em Los Angeles, ela retrata o dia a dia de uma equipe de médicos de uma clínica particular, com passagens em um hospital menos intenso do que o Seattle Grace. A trama, mais focada na história dos personagens, é também recheada de aventura, romance e trocas de casais.

 

9. Chicago Med
Derivada da franquia Chicago (Chicago Fire e Chicago P.D.), a série estreou em 2015. São retratados problemas críticos e conflitos éticos, com inspiração em casos difíceis e reais.

Elogiada pela crítica por ser fiel à realidade no que se refere a abordagens, diagnósticos e procedimentos, Chicago Med tem uma qualidade médica comparável a ER, apresentando uma leitura dos desafios enfrentados pela equipe de médicos de um hospital de Chicago. A trama foca no atendimento do pronto-socorro, com menos espaço para cirurgias. Os casos psiquiátricos também recebem destaque.

 

10. Sob Pressão
Representante brasileira na lista, essa séria que estreou em 2017 já tem segunda temporada confirmada em 2018. Sob Pressão retrata o dia a dia de profissionais de um hospital público do subúrbio carioca que praticam a Medicina com recursos escassos.

Em um ambiente carente de tudo, os médicos Evandro e Carolina, interpretados por Júlio Andrade e Marjorie Estiano, ainda precisam lidar com divergências pessoais enquanto salvam vidas. A série é transmitida pela TV Globo e está disponível no Globo Play.



Notícias relevantes: