Cultura

Embaixada do Brasil no Cairo inaugura mostra de fotos de Dom Pedro

A exposição reúne fotografias do século 19 reunidas pelo imperador durante suas passagens no país


Divulgação
Embaixada brasileira reúne fotografias antigas do Egito
Crédito: Divulgação

Em celebração do aniversário de 150 anos da primeira visita de Dom Pedro 2º ao Egito, a Embaixada do Brasil no Cairo inaugura em novembro uma exposição de fotografias do século 19 reunidas pelo imperador durante sua passagem no país. São 90 reproduções em alta resolução, raros registros de um Egito em vias de transformação.

Dom Pedro visitou o Egito duas vezes, em 1871 e em 1876. Ele era um entusiasta da história da região e estudava árabe. Nessas visitas, o imperador reuniu centenas de fotografias e tomou as suas próprias também. O material hoje integra a coleção Dona Thereza Christina Maria. Tanto as fotografias coletadas quanto as cadernetas de anotações de Dom Pedro são reconhecidas pela Unesco como registro da memória do mundo.

Em um artigo publicado no principal jornal do Egito, al-Ahram, o embaixador Antônio Patriota escreveu que a exposição serve de lembrete de como o Egito fascinou todos os cantos do mundo. É também um incentivo para os brasileiros e egípcios para continuar a unir forças na promoção da cultura, para benefício não apenas das nossas sociedades, mas também de uma audiência global mais ampla.

A mostra ''De Volta ao Egito'': Uma Coleção Brasileira de Fotografias está em cartaz de 3 a 30 de novembro no Centro de Arte de Gezira, no bairro de Zamalek. Além da organização da embaixada brasileira, a exposição conta com a parceria do Ministério da Cultura do Egito.


Notícias relevantes: