Cultura

On-line, peça discute o totalitarismo

PELO VIMEO "O Arquiteto e o Imperador" já foi exibido presencialmente


DIVULGAÇÃO
Público pode assistir à peça do dramaturgo espanhol pelo Vimeo
Crédito: DIVULGAÇÃO

Escrita em 1967 pelo dramaturgo espanhol Fernando Arrabal, "O Arquiteto e o Imperador da Assíria" é uma das peças fundamentais da reflexão sobre o pós-guerra e o totalitarismo, que culminou no confronto e está em exibição até 7 de novembro, exclusivamente on-line.

Uma montagem do espetáculo criada pelo grupo Garagem 21, após temporada com lotação completa (mas reduzida pela pandemia) no Centro Cultural São Paulo, está sendo exibida ao público entre 28 de outubro e 7 de novembro, de quinta-feira a domingo, às 20h, pelo Vimeo.

A direção é de Cesar Ribeiro e no elenco estão os atores Eric Lenate (Arquiteto) e Helio Cicero (Imperador).

A MONTAGEM

Situada em uma ilha deserta, a peça se inicia com um desastre aéreo que leva seu único sobrevivente a entrar em contato com um nativo que jamais teve contato com outro ser humano. A partir dessa interação, o sobrevivente busca impor ao outro suas ideias de cultura e civilização.

O diretor reforça que o ponto central da encenação é abordar como determinados modos da narrativa, que representam uma visão da realidade, servem a um projeto totalitário de poder que se pretende salvador, mas que, para exercer essa ideia de salvação, constrói a destruição do outro, do divergente, seja por meio de crimes diretamente executados por agentes do Estado ou por diversos mecanismos de coerção e perseguição.

"Trata-se de uma necropolítica, do constante retorno a modos de tratar o outro como inimigo, seja por aspectos morais, religiosos, econômicos, políticos, raciais, sexuais ou afins. O poder de agentes, intra ou extra Estado, de determinar quem é útil ou inútil a determinada sociedade e dispor sobre sua vida e sua morte. Esse princípio de aniquilação do outro visando a um suposto bem comum, sempre excludente, é característica de toda ditadura", conclui.


Notícias relevantes: