Cultura

A tragédia de Macbeth entra em cena nas redes do Sesc Jundiaí

Nesta quinta-feira (4), Daniela Candida interpreta Lady Macbeth


DIVULGAÇÃO
Moradora da região, a atriz Daniela Cândida interpreta Lady Macbeth
Crédito: DIVULGAÇÃO

Em sua terceira edição, Solilóquios mergulha no universo do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare. Nos dias 4 e 11 de novembro, quintas, às 20h, nas redes sociais do Sesc Jundiaí, artistas aproximarão o público da tragédia de Macbeth.

Na primeira cena, que vai ao ar no dia 4 de novembro, Lady Macbeth, interpretada pela atriz Daniela Candida, lê uma carta que recebeu de seu marido, o general Macbeth. No documento, ele conta ter encontrado três bruxas, que profetizaram que, um dia, ele se tornaria o novo rei da Escócia.

Tomada pela ganância, Lady começa a articular meios para que seu marido se torne rei o mais depressa possível, cumprindo a profecia.

Daniela Candida é atriz há 19 anos. Participou de montagens realizadas pela Cia Práxis-Religarte, com direção de Alexandre Ferreira, como ‘O Auto da Compadecida’, ‘Vereda da Salvação’, ‘Alice Reload’, ‘A trajetória do Dr. Fausto’ e ‘Romeu e Julieta’. E, junto ao Performático Éos, com direção de Carlinhos Pasqualin, em ‘A fantástica Epopeia do Pavão Misterioso’.

 

SEGUNDO ATO

Já na segunda cena, que fica disponível a partir do dia 11 de novembro, Macbeth é um general do exército escocês que conta com enorme respeito do rei por sua lealdade e vitórias em batalhas. Certo dia, encontra três bruxas, que profetizam que ele um dia se tornará o novo rei da Escócia. Neste recorte, sua manipuladora esposa Lady Macbeth tenta de todas as formas convencer o marido a seguir com o plano de assassinar o rei Duncan. Com Dan Zanna interpretando Macbeth e Caroline Ungaro interpretando Lady Macbeth.

 

Caroline Ungaro é formada em Artes Cênicas pela UNICAMP. É parte do UM Núcleo de Teatro e da Atuará Escola de Teatro. É atriz, performer, produtora, dramaturgista, diretora cênica, preparadora cênica e arte educadora. Faz teatro desde 1995. Como atriz e performer participou de diversas produções, como: ‘Questão de Vida e Morte’ e ‘Convite para Minha Festa de Aniversário’ em 2021, ‘Só por Ser’, ‘Ser Tão de Origem’, ‘Além de Cada Solidão, ‘As Alegres Comadres – Entre, Coma, Sinta-se em Casa’, ‘Qioquem’ e ‘Projeto Céu Azul’. Caroline também pesquisa o fazer teatral em intersecção com diversas outras linguagens (dança, artes visuais, o audiovisual, linguagens digitais e tudo o que mais interessar).

Dan Zanna é cantor, compositor e ator formado pelo Teatro Escola Macunaíma. Sua trajetória se iniciou entre 2006 e 2009, tocando em diversos bares e estabelecimentos. Viajou para algumas cidades da Europa, onde se apresentou em ruas e bares. Retornou ao Brasil em 2012 e iniciou um projeto de músicas autorais chamado MOIO.

Em 2013, desenvolveu e dividiu a criação do espetáculo cênico-musical de palhaços ‘Bronislaw Setembrochov em Conserto’, com Celso Júnior. De 2014 a 2015 fez parte do corpo de atores da Companhia Municipal de Teatro de Jundiaí, com o espetáculo ‘Senhor Dodói’, dirigido e adaptado por Angelo Brandini. Em 2016, atuou no espetáculo ‘Trupe das Bandeiras’, produzido pela Cia. Paulista em parceria com a Rota das Bandeiras. Dan Zanna também é músico-compositor e possui músicas gravadas em projetos como ‘RosaMaria’, ‘Crua’, ‘Desfolk’ e ‘Aluá’. Atualmente, faz parte do projeto de música brasileira ‘Clarena’, em parceria com o ator, músico e compositor Gu Vieira.

 

Por que Shakespeare?

“Ler, ver, ouvir, discutir e montar Shakespeare é, sem dúvida um mergulho, uma tentativa de descoberta, de novas óticas na obra desse que é considerado um dos maiores dramaturgos de todos os tempos. Personagens inesquecíveis, complexos, apaixonados, tomados de cólera, inveja, honra e amor passeiam por textos ora trágicos, ora cômicos, ora históricos, um banquete a ser devorado por qualquer artista que se debruce sobre seu vasto menu”, explica Priscila Modanesi, técnica de programação do Sesc Jundiaí e curadora do projeto Solilóquios.

 

Agenda dos próximos Solilóquios

Cenas de Otelo | dias 18 e 25 de novembro
Cenas de Romeu e Julieta | dias 2, 9 e 16 de dezembro

 

Serviço

Solilóquios - 3ª edição: Shakespeare


Macbeth

Ato I – Cena V – Lady Macbeth recebe uma carta
Dia 4 de novembro, a partir das 20h
Com Daniela Candida

Ato I – Cena VII – Macbeth e Lady Macbeth
Dia 11 de novembro, a partir das 20h
Com Caroline Ungaro e Dan Zanna


Notícias relevantes: