Cultura

Flip traz Atwood e Alice Walker

0N-LINE Festival inicia a programação no dia 27 e segue até 5 de dezembro


DIVULGAÇÃO
A escritora americana Alice Walker irá participar da Flip 2021
Crédito: DIVULGAÇÃO

A Flip detalhou a programação de 16 das 19 mesas da edição deste ano, que começa no próximo dia 27 e terá dois ou três debates todos os dias até 5 de dezembro.

O festival literário guardou para os 45 minutos do segundo tempo alguns dos nomes de maior peso do programa, como o da canadense Margaret Atwood e da americana Alice Walker.

A autora de "O Conto da Aia" participa da festa virtual no dia 1º, numa conversa com o poeta português Antonio Nobre, enquanto a escritora de "A Cor Púrpura" conversa com a mineira Conceição Evaristo, de "Ponciá Vicêncio", no dia 4. Também está programado um diálogo entre o líder indígena Ailton Krenak e o professor Muniz Sodré, colunista do jornal Folha de S.Paulo, como fechamento da festa no dia 5.

A presença indígena também abrirá o programa, com uma mesa com Carlos Papá e Cristine Takuá, que será seguida por uma conversa sobre literatura e plantas entre o curador Evando Nascimento e o botânico Stefano Mancuso, de "A Revolução das Plantas".

Este ano, na guinada mais radical de sua história, a festa decidiu não ter um autor homenageado, mas um tema geral, discutindo o mundo vegetal e os saberes da floresta. Também é inédita a curadoria composta por cinco pessoas em vez de apenas um intelectual.

"Tem uma história contada da abertura até o encerramento", afirma Hermano Vianna, um dos curadores, que ressalta que a experiência da Flip tem que ser percebida como um todo. "E queríamos que as mesas fossem as mais diversas possíveis, com cientistas conversando com a literatura, a poesia com a ficção."

O número de conversas teve um aumento robusto em relação ao ano passado, de 12 para 19, o que revela que a organização dobrou a aposta de que o público segue ávido para acompanhar a festa de maneira virtual, sem a brisa litorânea de Paraty. Todas as conversas poderão ser acompanhadas gratuitamente no site da Flip.


Notícias relevantes: