Cultura

Ateal faz espetáculo de mímica e gestos

ATMIMOS Apresentação acontece hoje (26), às 20h, no Complexo Fepasa


DIVULGAÇÃO
Mímicos da Ateal se apresentam hoje, às 20h, no Complexo Fepasa
Crédito: DIVULGAÇÃO

A Ateal Jundiaí (Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem) promove hoje (26) um espetáculo aberto ao público com performance de deficientes auditivos com mímicas e gestos universais, no Complexo Fepasa, em Jundiaí. A entrada é franca.

Além dessa apresentação, no dia 3 de dezembro, também às 20h, haverá mais uma apresentação aberta ao público, dessa vez na sede da Ateal Jundiaí.

Já nos dias 27 de novembro e 4 de dezembro haverão outras apresentações, cujo público-alvo são alunos de escolas municipais e particulares de Jundiaí.

Segundo a entidade, "o espetáculo remete aos primórdios da comunicação humana, uma performance que demonstra a realidade do cotidiano e todo o universo que criamos em nosso imaginário".

O projeto pôde ser realizado por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura. "Mímica é uma das formas de comunicação humana, normalmente conhecida como a arte de expressar os pensamentos e/ou os sentimentos por meio movimentos, expressões e gestos, é dentro das artes cênicas, o estudo da ação física do homem em seu meio", explica a Ateal, em hotsite criado especialmente para o evento.

"Um mímico é alguém que utiliza movimentos corporais para se comunicar, sem a necessidade do uso da fala. O ator imitador (mimos, em grego, mimus em latim) representa imitando os gestos, comportamentos típicos ou formas de linguagem previamente conhecidas do público. Para tanto, se nomeou o projeto como ATmimos (mímicos da Ateal)."

Com isso, o intuito do projeto é "a proposta de inclusão e inserção de gestos como comunicação universal, a possibilidade de se expressar e expor ao público ouvinte através da arte, uma nova forma de comunicação, que não seja a verbal e auditiva e nem o conhecimento prévio da LIBRAS, por isso se fez necessário uma pesquisa sobre gestos universais para uma comunicação ativa de fácil entendimento."

Saiba mais em:
www.ateal.org.br/atmimos


Notícias relevantes: