Cultura

Receita de torta de batata do 'Temperos de cinema'

A partir desta quinta-feira (2), o programa Temperos de Cinema fará uma super retrospe


DIVULGAÇÃO
Torta de batata com salsa
Crédito: DIVULGAÇÃO

A partir desta quinta-feira (2), o programa Temperos de Cinema fará uma super retrospectiva com os filmes e receitas que mais agradaram o público em 2021.

O programa Temperos de Cinema é apresentado por Fátima Augusto e vai ao ar pela Rádio Difusora 810 AM todas as quintas-feiras, às 13h, e também pode ser ouvido pelo aplicativo Difusora AM.

No programa que será reprisado hoje, a dermatologista Valéria Campos é convidada especial da apresentadora e comentará o filme 'A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata' (2018). A receita não poderia ser outra: Torta de batata com salsa. Confira os ingredientes e modo de preparo abaixo.

 

Ingredientes recheio:

- 300 g de cogumelos paris

- 2 colheres (sopa) de azeite 

- 1 colheres (sopa) de manteiga

- Pimenta preta

- Sal

- 120 g de queijo parmesão ralado, 1/2 de xícara (chá)


Ingredientes massa:

- 310 ml de leite integral, 1 e ¼ de xícara (chá)

- 3 ovos

- 80 ml de azeite, 1/3 de xícara (chá)

- 1 colher (café) de sal

- 2 xícaras (chá) de batata-baroa (mandioquinha) cozida no vapor e amassada?

- 165?g de farinha de trigo, 1 xícara (chá)

- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó


Modo de preparo

1. Higienize os cogumelos com um pano delicadamente umedecido. Se for lavar os cogumelos, faça rapidamente para os mesmos não encharcarem. 

2. Corte cada cogumelo em quatro partes, aqueça muito bem uma frigideira de fundo grosso, coloque o azeite e os cogumelos, refogue até que eles estejam dourados e acrescente a manteiga, polvilhe sal e pimenta. Reserve e deixe esfriando.

3. Bata os cinco primeiros ingredientes da massa no liquidificador. Junte a farinha aos poucos, batendo a cada adição até obter um creme homogêneo. Sem bater, misture o fermento.

4. Cubra o fundo de uma fôrma redonda (22 cm de diâmetro) untada e enfarinhada com uma fina camada de massa. Intercale pequenas porções de recheio e salpique com o queijo parmesão, a ultima camada deve ser da massa. 

5. Asse em forno médio preaquecido em 200°C por cerca de 35 minutos ou até dourar.


Opção: a mandioquinha pode ser substituída por batata doce, inglesa ou mandioca. 

A mandioquinha ou batata-baroa, também chamada batata-fiúza, batata-salsa, mandioquinha-salsa, cenourinha-amarela ou cenourinha-branca.


Notícias relevantes: