Cultura

Spielberg atualiza 'West Side Story'

NOS CINEMAS Filme estreia hoje (9) nos cinemas de todo o Brasil e do Mundo


DIVULGAÇÃO
Steven Spielberg filma versão mais latina para 'Amor, Sublime Amor'
Crédito: DIVULGAÇÃO

Assobios ecoam pelas ruas vazias de Nova York, enquanto a câmera passeia por becos não tão glamorosos da cidade. De um canto salta um rapaz, que se une a outros, e mais outros, até o asfalto ser tomado por um balé delicado, mas vigoroso.

Se você já visitou o clássico cinematográfico de 1961, a cena não vai parecer estranha. Mas esta é, agora também, a introdução para um outro "Amor, Sublime Amor", que Steven Spielberg lança agora nos cinemas. O filme está nos cinemas de todo o Brasil a partir de hoje. No remake, cineasta filma versão mais latina para 'Amor, Sublime Amor', com músicas de Stephen Sondheim e Leonard Bernstein.

Obra-prima criada por medalhões do teatro, "West Side Story", no original, é considerado por muitos o maior musical americano de todos os tempos. Leonard Bernstein assinou as composições, Jerome Robbins, as coreografias, Arthur Laurents, o libreto, Stephen Sondheim -morto no mês passado-, as letras, e ninguém menos que William Shakespeare, as bases para o romance que se desenrola.

Sua versão original para o cinema, vencedora de dez estatuetas do Oscar, incluindo a de melhor filme, também é ainda hoje lembrada como um dos maiores musicais cinematográficos já feitos em Hollywood. Parece ousadia pensar em readaptar a história.

Mas Spielberg sonhava em gravar um musical e com frequência retornava para as memórias de infância, quando, aos dez anos, viu seus pais chegarem em casa com um então recém-lançado disco de "Amor, Sublime Amor". Décadas depois, o cineasta repetiria a experiência com os filhos.

"Nós estamos falando de um dos maiores musicais americanos já escritos, e eu sentia que essa não deveria ser uma obra geracional", diz Spielberg, em conversa por vídeo, poucas horas após a première do longa em Nova York, que aconteceu um ano depois do previsto.


Notícias relevantes: