Cultura

Exposições com peças adquiridas da Lei Aldir Blanc e comemoração pela carreira de Alex Roch são as novidades na Pinacoteca


Divulgação
Aquarelas de Diógenes Duarte Paes estão expostas no auditório, onde serão realizadas as oficinas gratuitas de "Férias na Pinacoteca"
Crédito: Divulgação

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes recebe neste sábado (15), a partir das 10h, novas exposições com classificação livre e entrada gratuita. São elas a mostra coletiva com peças adquiridas pelos editais da Lei Aldir Blanc e a exposição “Pop Faces – comemorando os 50 anos do artista Alex Roch”, que seguem para visitação até o dia 27 de fevereiro.

Conforme estabelecido pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), haverá controle de acesso de visitantes na entrada.

Já nos jardins, o visitante poderá conferir a exposição Pop Faces, que traz painéis com a reprodução em Pop Arte de fotos de rostos de mulheres. A exposição é realizada pelo artista Alex Roch, que comemora 50 anos de idade.

No interior da Pinacoteca, estão expostos quadros, fotografias, artesanatos e esculturas adquiridas pela Unidade de Gestão de Cultura por meio dos editais de 2020 e 2021 lançados pela Lei Aldir Blanc. Dos mais de R$ 2,5 milhões investidos nos editais emergenciais dessa lei nesses dois anos, quase R$ 350 mil faziam parte do segmento para a aquisição de obras de arte e beneficiaram cerca de 100 propostas.

Junto com essas obras, estão também expostos os trabalhos do artista Élvio Santiago. Sua série intitulada “Tudo é Jundiaí” traz sete pinturas em acrílico que representam pontos icônicos da cidade, como Ponte Torta, Torre da Cica e o rio Jundiaí.

Quem visitar a Pinacoteca poderá conferir ainda outras instalações artísticas montadas para o período. Uma delas, também de Alex Roch, traz 40 pinturas abstratas em relevo expostas no intervalo entre as escadas.

Já no corredor do primeiro andar, o visitante pode conferir parte da reserva técnica da Pinacoteca, com pinturas de óleo sobre tela. No auditório estão expostas ainda aquarelas do artista Diógenes Duarte Paes.

Mais Pinacoteca

A Pinacoteca também recebe durante este período as oficinas culturais gratuitas da programação de “Férias na Pinacoteca”. Neste domingo (16), das 9h30 às 13h30, tem a oficina de brincadeiras e montagens de caixas, com as arte-educadoras Iara Jamra e Nininha Petersen. Podem participar da atividade até 60 pessoas, por ordem de chegada ao local.

Também no domingo (16), no mesmo horário, o grupo Amorah realiza brincadeiras e intervenções nos jardins.

Já para as demais oficinas, de 18 e 29 de janeiro, os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo site da Cultura. Na programação estão oficinas de colagem, desenho e pintura, de observação, História da Arte, confecção de estojos e desenho com giz e carvão, com os oficineiros Cecília Celandroni, Cris Suíter, Ede Galileu, Gika e Podre Flores.

A Pinacoteca fica no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, e fica aberta de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.

 


Notícias relevantes: