Cultura

Agenda Cultural: Cinema ao ar livre, teatro infantil e exposições na programação do final de semana


DIVULGAÇÃO
Várias exposições podem ser visitadas gratuitamente na Pinacoteca
Crédito: DIVULGAÇÃO

Você sabia que há 100 anos havia em Jundiaí um time de futebol chamado Corinthians Jundiahyense, ou Corinthians da Vila Arens? Esse é o tema da exposição que está montada no espaço Sonia Cintra, da Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot, no Complexo Argos, com entrada gratuita. Essa é uma das atividades disponíveis gratuitamente pela Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC) para o público jundiaiense.

Para quem gosta de cinema ao ar livre, a carreta do Projeto Geek está estacionada na praça Central do Complexo Fepasa com uma programação para toda a família, durante todo o final de semana e entrada gratuita.

‘Hoje tem marmelada? Tem sim senhor, hoje tem, goiabada, tem sim senhor, e o palhaço o que é?’ Imagine uma banda formada por palhaços tocando instrumentos inusitados, cantando cantigas e trazendo consigo o universo circense, com malabares, acrobacias e palhaçaria. Pois é exatamente isso que a Cia. Tramp de Palhaços vai apresentar no seu espetáculo “Charanga Tramp”, neste sábado (06), às 11h, na Biblioteca para crianças e seus cuidadores, com entrada gratuita.

Mas tem muito mais acontecendo na cidade. Confira a programação da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), em cada equipamento cultural para esse final de semana:

Complexo Fepasa (avenida União dos Ferroviários, 1.760, Centro). Informações: 4589-6800
A carreta com mais de 20 metros do Projeto Geek permanecerá estacionada na praça central, até o domingo (7), com diversas sessões de cinema gratuitas, ao ar livre, programadas ao longo do dia, com uma programação de filmes e desenhos de classificação livre, cuidadosamente selecionados e adequados para pessoas de todas as idades. Além das sessões de cinema, o visitante poderá visitar das 10h às 17h, a exposição “ Futuro do Pretérito” ou participar dos workshops na carreta das 13h às 15h. As sessões de cinema começam às 18h e se estendem até as 22h. Todas as atividades são gratuitas.

Ainda no Complexo o público poderá visitar a exposição “Tarcilas – Mulheres na Arte”, reunindo obras de 10 mulheres artistas visuais – grafiteiras, ilustradoras, pintoras de parede e tela – descentralizadas, de Jundiaí, resultado de um projeto realizado de janeiro a março de 2021, com o apoio da UGC e viabilizado pelo Programa de Ação Cultural – ProAc – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A curadoria é da artista Gislaine Silva (Gi Real), com colaboração das artistas Paula Pimenta e Andréa Mendes, do Coletivo PretaAção. Em exposição as obras das artistas: Beatriz Pastorini, Daniela Shirozono, Flávia Prexede, Gabriela Santos de Matos, Marina Germano, Patrícia Haruno, Tânia Manacero, Thayara Magalhães, Valéria Balbin e Viviane Lima.

Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, Vila Arens), entrada gratuita e aberta no sábado das 9h às 13h. Mais informações 4527-2110.
Neste sábado (6), às 11h, teatro infantil com os atores da Cia. Tramp de Palhaços com o espetáculo “Charanga Tramp”.

No Espaço Sonia Cintra, a exposição “Corinthians Jundiahyense”, onde o visitante vai encontrar, fotos, jornais da época, troféus, resultado do trabalho de resgate e pesquisa do jundiaiense apaixonado por futebol, José Roberto Fornazza.

E na Galeria Jundiaí a exposição “Na Pele da Negra através do Olhos”, uma captura que retrata diversos sentimentos vivido no cotidiano da Mulher Negra, com o objetivo de homenagear e ressaltar a cultura afro brasileira. Participam da mostra as artistas: Beatriz Pastorino, Bella Tozini, Letícia Alves, Paty Miranda, Rosângela Arregolão, Silvia Almeida, Stela Carolina, Thais Legal e Vanessa Sanches.

Fábrica das Infâncias Japy (rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens). Está fechada até dia 8, para a troca dos cenários. Reabre na terça-feira, dia 09, a partir das 9h. Mais informações 4521-0971.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão (rua Barão de Jundiaí, 762, Centro). Está fechado neste final de semana para a realização de manutenção predial, dedetização e transferência do acervo. O espaço será reaberto em duas etapas: na terça-feira, dia 09, às 10h, reabertura do Jardim do Solar e entre 19 e 23 de agosto, as salas, com uma nova exposição para o público. O Museu funciona de terça a domingo, sempre das 10h às 17h.

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes (rua Barão de Jundiaí, 109, Centro). Aberta sexta, sábado e domingo das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações 4568-2326.

O visitante poderá conhecer as obras dos artistas Diógenes Duarte Paes (patrono da Pinacoteca), com suas famosas aquarelas e também, as obras dos consagrados artistas Elvio Santiago e Inos Corradin, que compõem o acervo permanente da Pinacoteca.

Ainda podem visitar as exposições “Paesani”, com as fotos do consagrado fotógrafo Emídio Luisi e “ O Prazer de Desistir”, do artista visual Nariz Coletivo (Victor Canela), com classificação indicativa de 14 anos.

Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176, Centro). Mais informações no 4586-2472.

O primeiro dos quatro espetáculos que Jundiaí recebe pelo Programa CircuitoSP, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Amigos da Arte, neste segundo semestre de 2022, acontece nesta sexta-feira (05), com a apresentação do grupo “Os Originais do Samba”, a partir das 20h, com entrada gratuita. Os ingressos (dois por pessoa) podem ser retirados na bilheteria do teatro e na plataforma Sympla.

No sábado e domingo nenhum espetáculo foi agendado.

Galeria de Artes Fernanda Milani (anexa) ao teatro Polytheama – A exposição “O Espaço que há entre as coisas”, dos artistas visuais Dani Shirozono e Jeff Barbato, com entrada gratuita, pode ser nesta sexta-feira (05), das 9h às 12h e das 13h às 17h; e no sábado (06) das 10h às 13h.

Pracinha da Cultura do Vista Alegre – antigo CEU das Artes (rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110). Mais informações 4521-6193.
Nesta sexta-feira (5), tem sessão de cinema do projeto Super Tela, a partir das 19h, com entrada gratuita. O filme desta semana é “O Lorax: Em busca da Trúfula Perdida. A entrada é por ordem de chegada e são 40 lugares


Notícias relevantes: