Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

“As Aventuras de Poliana” eleva audiência do SBT e bate recordes

DA REDAÇÃO | 18/06/2018 | 05:00

Tanto pensamento positivo valeu a pena. A novela infantojuvenil do SBT “As Aventuras de Poliana” elevou a audiência da emissora e conquistou recordes. A trama, escrita por Íris Abravanel, tem média de 15 pontos no Ibope desde a estreia, em 16 de maio, e está na vice-liderança do horário. O maior índice até aqui foi no capítulo do dia 5 de junho, quando a novela alcançou a marca de 17,2 pontos de média e 18 pontos de pico. O registro foi o maior de uma novela do SBT em dez anos, perdendo apenas para a reprise de “Pantanal”, em 2008.

Para a autora, não há fórmula mágica para a boa fase. Porém, ela afirma que a trama está no caminho certo. “Não tenho dúvidas de que todos estavam sedentos por momentos de descontração e convivência familiar neste tempo de individualismo da era tecnológica”, opina. “As novelas do SBT, assim, propiciam diálogos atuais entre filhos, pais, tios e avós. Isso tem sido muito gratificante: a família reunida para desfrutar uma programação saudável, que desperta esperança em um mundo conturbado”, diz.

Não é de hoje que as novelas infantis do SBT dão o que falar. A faixa de horário já possui um público fiel. Exemplos de sucesso não faltam. Antes de “Poliana”, “Carrossel” e “Cúmplices de um Resgate” já rendiam números bons para o canal. “Felizmente, nossas novelas têm caído nas graças do público. Nossos temas são atuais e falam de união e harmonia. O carinho só nos estimula e nos dá mais responsabilidade”, analisa a autora.

CLIQUE AQUI E CONFIRA OUTRAS ATRAÇÕES CULTURAIS DE JUNDIAÍ

“As Aventuras de Poliana” teve um grande investimento do SBT, que apostava desde o início em seu sucesso. Por conta disso, decidiu-se que ela teria cerca de 500 episódios, ou seja, que permaneceria no ar por ao menos dois anos. E se depender de Íris e da resposta do telespectador, pode ser que fique ainda mais. “Devemos pensar que, em dois anos, as crianças crescem. E rápido! Por isso, é bom irmos adequando a história ao crescimento delas. Estamos preparados. Se o público desejar, podemos seguir com ‘As Aventuras de Poliana’ na adolescência. Seria um desafio, mas eu e minha equipe estamos prontos para enfrentá-lo.”

ENREDO

De acordo com especialistas em TV, a forma como “As Aventuras de Poliana” desenvolve suas histórias é o segredo do bom ibope. Para o diretor do Instituto Memória da Mídia, Elmo Francfort, a emissora segue um caminho correto. “O SBT investiu e muito nessa produção. O que mais ajuda ‘As Aventuras de Poliana’ é o enredo. Nos tempos difíceis que estamos enfrentando, é bom poder ver o lado bom das coisas. É uma narrativa leve, com a qual o público se identifica. A história é muito boa”, elogia.

Para o especialista, os atores também são peças fundamentais na engrenagem. “A produção está com grande acabamento, e o elenco é bem afinado. Acredito que o sucesso será ainda maior”, completa.

Professor e doutor em teledramaturgia pela USP (Universidade de São Paulo), Claudino Mayer concorda com Francfort. “A novela pega toda a credibilidade da anterior [‘Carinha de Anjo’] e continua o sucesso, contando com um público fiel. Os elementos da trama despertam interesse com uma ingenuidade bonita”, afirma.

“Sem contar que a novela ‘Deus Salve o Rei’, da Globo [exibida na mesma faixa de horário], está indo mal, o que faz o povo mudar de canal. Os atores de ‘Poliana’ são talentosos, e a Larissa Manoela, do elenco, tem fãs cativos.”


Leia mais sobre
Link original: https://www.jj.com.br/cultura/as-aventuras-de-poliana-eleva-audiencia-do-sbt-e-bate-recordes/
Desenvolvido por CIJUN