Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Banda São João Batista se apresenta no Polytheama com entrada gratuita

DA REDAÇÃO | 30/06/2018 | 15:00

A Banda São João Batista comemora seu 61º aniversário com uma apresentação especial no Teatro Polytheama, neste sábado (30), às 20h. De acordo com o presidente da Associação Musical São João Batista, Jair Alves de Souza, a banda conta atualmente com 35 integrantes e apresenta um repertório eclético, “composto de músicas de todos os estilos”. A banda surgiu no final dos anos 1950, na Ponte São João, por iniciativa do padre Ângelo Cremonti, sacerdote italiano e amante da música, e tendo como idealizador o músico e alfaiate João de Deus Rodrigues. Na época, foi conhecida como Banda da Ponte, Banda da Igreja e até Banda do Padre, pois foi criada a princípio para acompanhar as procissões no bairro.

CLIQUE AQUI E CONFIRA OUTRAS ATRAÇÕES CULTURAIS DE JUNDIAÍ

Na ocasião de sua fundação, a Banda São João Batista teve como seus primeiros sócios: Osvaldo Bárbaro, Orlando Pirani, Antônio Mietto, Fioravante Zampolli, Antônio Ferigatto, Domingos do Amaral, Moisés Tomazzi, Antônio Lumazini e o Maestro Elias Cavedal. Em agosto de 1960, a banda passou a ter personalidade jurídica, transformando-se na Sociedade Musical São João Batista, após eleger sua primeira diretoria, presidida por Moisés Tomazzi. É declarada de Utilidade Pública Municipal desde 1970 e Estadual desde 1975. Desde sua fundação, a Banda São João Batista vem desenvolvendo suas atividades musicais por todo o Estado de São Paulo, tendo se apresentado em diversas cidades, principalmente em Jundiaí e adjacências.

Em 2005, a banda gravou o CD “Hinos da Cidade”, contanto com a participação do Coral Schola Cantorum. Neste mesmo ano, teve a oportunidade de se apresentar, pela segunda ocasião, na Rede Vida de Televisão, além de ter sido presenteada com o Certificado de Patrimônio Cultural e Imaterial Paulista pela Comissão Paulista de Folclore, Núcleo Japi. Desde outubro de 1997, a banda se encontra sob a regência do 2º tenente músico PM Jássen Feliciano. Em decorrência da diversidade de seu repertório, a Banda São João Batista desenvolve suas atividades musicais em cerimônias religiosas, militares, escolares, inaugurações, bailes, festas, confraternizações, dentre outras. De maneira inédita em sua história, no transcorrer do ano de 2010, a banda passou a se apresentar em casamentos.

A entrada é gratuita mediante doação de 2 quilos de alimento não perecível (exceto sal e açúcar). O Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, no Centro.


Link original: https://www.jj.com.br/cultura/banda-sao-joao-batista-se-apresenta-no-polytheama-com-entrada-gratuita/
Desenvolvido por CIJUN