Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Corpos de teatro e dança irão se integrar ao universo infantil

ARIADNE GATTOLINI | 04/08/2018 | 14:10

No pano de fundo, a discussão estéril brasileira de que arte é coisa de elite. Prova disso, o corpo de dança do Teatro Polytheama que deixou de existir há mais de cinco anos no Teatro Polytheama, apesar de dotação orçamentária própria desde 2009. Com a Orquestra Municipal de Jundiaí, renomada em todo o estado e querida pelo público, e um corpo de teatro pouco atuante, a cia. de dança volta a compor o rol artístico do Teatro Polytheama e se integrará aos outros corpos, com atuação para o universo infantil nesta temporada 2018, sob o tema: “A cidade ideal para as crianças”.

CLIQUE AQUI E CONFIRA OUTRAS ATRAÇÕES CULTURAIS DE JUNDIAÍ

Os editais acabaram de ser lançados, assim como a escolha de nomes para compor o rol artístico das companhias (50% dele composto por jundiaienses), após amplo diálogo com as câmaras setoriais. “Ter esses corpos fixos é o que diferencia o Teatro Polytheama. Isso é um avanço cultural, que muitos outros ainda almejam chegar”, afirma o diretor do teatro, Wagner Nacarato. As audições para atores e bailarinos começam em setembro.

A diretora artística da temporada 2018-2019 será de Carla Candiotto, formada pela Ecole Internationale Phillippe Gaullier e no Théatrê du Soleil, em Paris e criadora da Cia. Le Plat du Jour. A direção teatral fica a cargo de Jean Petean, um dos fundadores do Teatro de Vertigem e a companhia de dança será dirigida pelo coreógrafo Alex Soares. Neste primeiro ano, o foco será voltado para o público infantil, com a criação de dois blocos (dança e teatro) para a apresentação nas sessões matinais do teatro. A intenção é criar espetáculos que possam ser levados até as escolas municipais e outros palcos, ampliando o público jundiaiense de arte.

Em 2019, mais dois blocos serão criados para o universo infantil. Após este amadurecimento inicial, a intenção é montar um espetáculo para o público adulto que agregue a Orquestra, o Coro Municipal e as companhias de dança e teatro. Neste celeiro inicial, a participação dos grupos em festivais pelo país para mostrar o que se produz em Jundiaí, em forma de arte, ampliará a possibilidade de se profissionalizar os atores e bailarinos jundiaienses.

Foto: Rui Carlos

Foto: Rui Carlos


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/cultura/corpos-de-teatro-e-danca-irao-se-integrar-ao-universo-infantil/
Desenvolvido por CIJUN