Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Diretora quer trazer espetáculo com Jesus transgênero de volta a Jundiaí

GUSTAVO AMORIM (gamorim@jj.com.br) | 22/02/2018 | 06:11

Diretora da peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, Natália Mallo, quer trazer o espetáculo no qual Jesus Cristo é interpretado por um transgênero de volta a Jundiaí. “Vai ser simbólico voltar para esse lugar em que fomos censuradas”, afirma. Ela revela o desejo à reportagem do JJ após o TJ-SP derrubar, por unanimidade, a liminar que impediu a realização do evento em setembro de 2017.

Liminar impediu a apresentação do espetáculo na cidade em setembro de 2017. Foto: Divulgação

Liminar impediu a apresentação do espetáculo na cidade em setembro de 2017. Foto: Divulgação

Mallo destacou que “a decisão anterior era descabida, inconstitucional, preconceituosa, feria várias liberdades e direitos. Então é uma celebração [a liminar ser derrubada]”, disse a diretora, que ainda não sabe quando e onde a peça será apresentada na cidade. “Mas será.”

No entendimento dos desembargadores do TJ-SP, divulgado na terça-feira (20), a liminar foi um ato de censura. “Impedir a exibição do espetáculo é proibir a atividade artística. Impedir a atividade artística é, frise-se, violar às claras o art. 5º, inc. IX, da Carta Magna.” A decisão, assinada pelo relator J. L. Mônaco da Silva, ainda avalia: “Pode-se até não concordar com o conteúdo da peça, mas isso não é motivo suficiente para alguém bater às portas do Judiciário e impedir a sua exibição. Basta não assistir ao espetáculo”.

TJ-SP derruba liminar que impediu peça com Jesus Cristo Transgênero em Jundiaí

CONFIRA NA ÍNTEGRA A DECISÃO

A proibição da apresentação do espetáculo no Sesc Jundiaí foi estipulada em forma de liminar pelo juiz Luiz Antonio de Campos Júnior – da 1ª Vara Cível de Jundiaí, que entendeu a peça como “atentatória à dignidade da fé cristã”.

O Sesc Jundiaí afirmou, em nota oficial no fim da noite de quarta-feira (21), que não tem previsão de agenda para a peça no momento. Fontes internas afirmaram, entretanto, que contatos devem ser realizados no futuro. Confira a íntegra:

A peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu” fez parte das atividades do projeto [Há] Diversidades, realizado em setembro de 2017, que 
objetivava a reflexão para as possibilidades de convivência e o respeito legítimo às diferenças. A encenação não ocorreu devido ao embargo judicial 
emitido na Comarca de Jundiaí, embora tenha sido encenada em outras unidades do Sesc em São Paulo. O Sesc desenvolve um planejamento que antecede a realização de uma atividade, ou um conjunto delas, tendo a adequação de vários fatores, como proposta temática, estrutura disponível, confluência entre agendas da unidade e da produção a ser contratada. Neste momento, não temos a previsão de uma nova agenda para o espetáculo.


Link original: https://www.jj.com.br/cultura/diretora-quer-trazer-espetaculo-com-jesus-transgenero-de-volta-a-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN