Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Duas exposições estreiam na Pinacoteca nesta quinta (23)

DA REPORTAGEM LOCAL | 22/08/2018 | 17:00

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes recebe nesta quinta-feira (23), às 19h, os vernissages das exposições temporárias “Segundo Plano”, do artista Fellipe Eloy, e “Instrumentos de uso livre”, do artista Lucas Souza.

A mostra “Segundo Plano” traz um conjunto de imagens criadas a partir da técnica do estêncil, de aplicação de tinta sobre molde, e usadas como plano de fundo em intervenções urbanas. De acordo com Fellipe, o título da exposição refere-se à função das peças em servir para ser complementar, e não como mensagem principal. “Por outro lado, as imagens são carregadas de subjetividades e estão reunidas para que o público tenha sua própria interpretação sobre as funções da reprodução seriada””, explica.

CLIQUE AQUI E CONFIRA OUTRAS ATRAÇÕES CULTURAIS DE JUNDIAÍ

Já a mostra “Instrumentos de uso livre”, de acordo com Lucas, questiona através de instrumentos e fotografias a funcionalidade de objetos do uso cotidiano a partir do olhar crítico do artista, resultado de uma pesquisa contínua. Para Lucas, “a exposição utiliza-se do campo tridimensional para criar peças, utensílios e objetos que se assemelham às formas diariamente impostas, mas de maneira que o usuário possa utilizar de forma livre”.

Para a inauguração estão também previstas as exibições de uma videoarte para complementar a experiência do público e do caderno do artista com os croquis com os estudos para o desenvolvimento das peças. A exposição tem também programada uma visita guiada, também gratuita, no sábado (25), às 12h. A noite de estreias contará ainda com intervenções musicais. Ambas as exposições ficam abertas para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h, até o dia 19 de setembro.

Mais exposições

A Pinacoteca conta também com as mostras permanentes de aquarelas do pintor jundiaiense Diógenes Duarte Paes e telas de óleo sobre compensado marítimo e instrumentos do pintor ítalo-jundiaiense Inos Corradin. A Pinacoteca faz parte do Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), que fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2326.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/cultura/duas-exposicoes-estreiam-na-pinacoteca-nesta-quinta-23/
Desenvolvido por CIJUN