Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Exposição ‘Caminhos da Linha’ chega à Pinacoteca

DA REDAÇÃO | 22/01/2020 | 09:00

Caminhos, é o que se pode verificar nas obras de Yeda Sandoval, que não surgem do imediato, mas do pensar, imaginar, desenhar e executar. Das maquetes com arames, verdadeiras linhas em metal até a pesquisa de materiais para a produção. No final desse caminho a satisfação do resultado que o público pode conferir a partir do dia 25 de janeiro até 08 de março na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes.

Com curadoria de João Borin, a mostra apresenta esculturas de torres, antúrios vermelhos, livros e conjuntos com formas que remetem a memória industrial. Uma instalação inspirada em Guimarães Rosa, montada na Casa das Rosas, em São Paulo. “O Cavaleiro da Rosa do Burgo do Coração”, um labirinto onde no percurso surgem símbolos de superstição e misticismo.

Outra obra traça paralelos com o universo de Tarsila do Amaral. Do quadro “Abapuru”, para o tridimensional, surge a escultura, sem perder a memória do plano.

Na obra “No Reino das Palavras” inspirada nas poesias de Drumond, instiga a busca por palavras. Um jogo de palavras.

O “Livro” é uma escultura interativa, onde as páginas criam desenhos ao serem folheadas pelo visitante.

Desenhos que remetem a trabalhos executados, colocados próximos têm as mesmas linhas.

A “Linha Sólida”, montada em 2005 na “Capela do Morumbi” em São Paulo. Instalação com linhas em metal que sobem da terra e descem do infinito, e descem e sobem ocupando o espaço.

Os caminhos pelas instalações e esculturas é complementado com a participação do visitante, com a trajetória formando uma linha imaginária. Novos caminhos da linha.

A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109.

Trajetória
Natural de São Paulo/SP, desenhista, pintora, escultora, reside em Jundiaí desde 1963. Tomou aulas de desenho e pintura com Fernanda Milani; desenho com Dalton de Lucca; aquarela com Luiz Lundstedt e Paula Pestana; escultura com Semíramis Mojola, Carlos Arias e Giuliana Pedrazza; gravura em metal, com Evandro Carlos Jardim. Expõe desde 1991 com participação ativa em exposições recentes na capital paulista.


Link original: https://www.jj.com.br/cultura/exposicao-caminhos-da-linha-chega-a-pinacoteca/
Desenvolvido por CIJUN