Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Fazenda Ribeirão, em Jundiaí, é palco de documentário sobre Chico Xavier

LAÍS GREGO | 25/08/2018 | 05:15

A Fazenda Ribeirão, em Jundiaí, foi palco esta semana da gravação do documentário “Quando Lembro de Chico: Amigos de Sua Intimidade Revelam a Grandeza do Ser de Chico Xavier”, que conta os momentos compartilhados entre o médium e seus amigos mais íntimos. Produzido pela Pozati Filmes, o documentário e dirigido por Fábio Medeiros e está em fase de gravação. Medeiros também dirigiu outros filmes com temática espírita, como o longa “Data Limite”, em 2014.

O diretor escolheu a histórica Fazenda Ribeirão, na Serra do Japi, para gravar as cenas com o escritor Carlos Baccelli, o biógrafo Jhon Harley, o editor Geraldo Lemos e o jornalista Saulo Gomes. De propriedade de Antonio Mendes Pereira, a fazenda já foi cenário do filme “Casinha Pequenina”, em 1963, com os atores Mazzaropi e Tarcísio Meira. Pereira comenta que foi preciso fazer uma reforma para que a área ficasse adequada para receber a produção. “Demorou, custou caro e foi difícil, mas faz parte da história. Eu fico impressionado com o que estamos fazendo hoje”, disse.

Registro
O documentário tem como foco registrar depoimentos emocionantes compartilhados entre os amigos mais próximos de Chico Xavier, recapitulando momentos vividos, como os do jornalista Saulo Gomes, que teve fundamental participação na desmistificação do espiritismo e ficou conhecido principalmente pelo programa “Pinga-fogo”, que se eternizou como registro do médium em rede televisiva.

“A felicidade de saber que ele confiou totalmente e me escolheu como repórter na divulgação do seu trabalho, do espiritismo, isso tudo é um privilégio que eu levo pra eternidade”, diz o jornalista. O lançamento do documentário, que está sendo produzido por meio do crowdfunding (plataforma que agrega múltiplas fontes de obtenção de capital) está previsto para outubro. No mesmo mês também vai participar do Festival Internacional de Cinema Proibido Trancoso, na Bahia.

Foto: Rui Carlos

Foto: Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/cultura/fazenda-ribeirao-em-jundiai-e-palco-de-documentario-sobre-chico-xavier/
Desenvolvido por CIJUN