Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Fernanda Montenegro e Mia Couto estarão na ‘Virada’

Da redação | 01/10/2019 | 08:00

Entre 4 e 6 de outubro, 11 pontos da capital paulista serão ocupados por mais de 150 atividades gratuitas, entre conversas com autores, oficinas, espetáculos de rua, duelo de cordel, sarau, teatro, dança e música, em um fim de semana dedicado ao livro e à leitura. Pela primeira vez na cidade ocorre o ‘Festival Mário de Andrade – A Virada do Livro’, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

A meta é ser um grande encontro inspirado na cultura do livro. Estarão reunidos autores, editores, leitores, bibliotecários, livreiros, coletivos e públicos de todas as idades e de todo o Brasil. Nomes como Fernanda Montenegro e Mia Couto estão confirmados.

O eixo central do evento será o Corredor do Livro, trajeto entre a Biblioteca Mário de Andrade e a Praça das Artes, passando pela Rua Coronel Xavier de Toledo e pelo Theatro Municipal, compreendendo um quilômetro e meio ao ar livre, com tendas que abrigarão as principais editoras, livrarias, bancas e coletivos do país.

O festival se espalhará ainda pelos centros culturais Tendal da Lapa e Cidade Tiradentes, Centro de Culturas Negras e Centro Cultural da Juventude.A Virada do Livro terá ainda espaço para iniciativas editoriais voltadas para a diversidade LGBTQIA+, a questão racial e o feminismo.

O evento de abertura será no dia 4, às 19 horas, na Praça das Artes, com a apresentação do espetáculo Yebo, no estilo gumboot (dança de botas de borracha). Esse estilo foi criado pelos trabalhadores das minas de ouro e carvão da África do Sul, no século 19, e a coreografia aborda a exploração dos minérios e dos povos que os extraíram, além da espera das mulheres por seus maridos mineiros.

Em seguida, o autor moçambicano Mia Couto participará de uma conversa com a jornalista, escritora e atriz Bianca Ramoneda, em que serão abordadas questões como a relação do homem com seus pares e o planeta. O ator Silvio Restiffe lerá trechos da obra de Couto.

No sábado (5), no Theatro Municipal, a atriz Fernanda Montenegro, indicada ao Oscar pelo filme Central do Brasil, lançará o seu livro de memórias ‘Prólogo, Ato, Epílogo’, relembrando sua trajetória em conversa com a jornalista Marta Góes, colaboradora do livro.

Na Praça das Artes, a neta de Nelson Mandela, Zamaswazi Dlamini-Mandela e Sam Venther, organizadora das cartas da prisão, encerrarão o festival no domingo (6) com um tributo a Mandela, ganhador do Nobel da Paz. A conversa será mediada pela historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz e o ator Felipe Soares fará leituras das cartas de Mandala.

Confira a atração completa pelo site https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/noticias/?p=26761


Link original: https://www.jj.com.br/cultura/fernanda-montenegro-e-mia-couto-estarao-na-virada/
Desenvolvido por CIJUN